Podcasts

publicado 12/04/2021 15h46, última modificação 04/08/2021 10h47

Confira aqui os episódios de Rotas&Futuros, o podcast do InovaEscola, o laboratório de transformação da ESMPU!

Você ouviu o podcast e gostaria de fazer um comentário? Ficou com alguma dúvida? Gostaria de propor alguma pauta para o próximo programa? Tudo isso pode ser feito no Trello do Rotas&Futuros, o qual você acessa clicando aqui!

---

Transformação Digital: esse foi o tema do primeiro episódio do Rotas&Futuros. 

Além de conceituar transformação digital, nesse  episódio são abordados tópicos como a importância de compreender o papel das pessoas nesse processo; os avanços das tecnologias digitais e o impacto dela para a relevância das organizações; a pertinência da inovação no contexto organizacional, explorando a importância da cultura organizacional; exemplos de instituições que estão envolvidas na transformação digital, como a Estratégia de Governo Digital (EGD).

Nesta edição, a assessora-chefe de Estratégia e Inovação da ESMPU, Lígia Maria de Souza Lopes, conversa com o coordenador-geral de Governança em Tecnologia da Informação da Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia. Diana Santos, coordenadora do InovaEscola, o laboratório de transformação da ESMPU, também participa do bate-papo.

Você também pode ouvir esse episódio nos seguintes agregadores: Anchor | Deezer | Google Podcasts

--- 

Liderança Facilitadora: o que é e como ela pode transformar a nossa organização.

A Facilitação pode ser definida como uma dinâmica intencional e interativa em que os diálogos humanos são estimulados com vistas ao enfrentamento de problemas reais.

Nesse sentido, coloca-se a importância da liderança facilitadora para a inovação, uma vez que o líder facilitador oportuniza e potencializa construções coletivas, criativas e transformadoras em uma organização.

Esse episódio tem como convidada a facilitadora de grupos e fundadora da Alma Consultoria, Fernanda Rodrigues. A coordenadora do InovaEscola, Diana Santos, também participa do bate-papo.

Você também pode ouvir esse episódio nos seguintes agregadores: Anchor | Deezer | Google Podcasts

--- 

Conformidade com a LGPD: desafios nas organizações públicas

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor desde 2018, exceto pela aplicação de sanções administrativas que estão previstas para agosto de 2021. De olho nesse prazo, as organizações públicas têm se movimentado para promover as mudanças necessárias para estarem em conformidade com a lei. Isso significa envolver diferentes áreas como Jurídico, Tecnologia, Gestão de Pessoas, entre outras, e criar programas ou projetos de adequação.

Neste podcast, buscamos identificar os principais desafios de organizações públicas para alcançarem a conformidade com a LGPD. Falamos sobre quais problemáticas já foram vencidas e quais deverão ser superadas no futuro; a contribuição da gestão orientada a dados para a conformidade com a lei; e as expectativas em relação ao acúmulo de atribuições ao encarregado (que é uma função nova nas estruturas institucionais).

O episódio contou com a participação do diretor do Departamento de Governança de Dados e Informações da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, Mauro César Sobrinho.

Você também pode ouvir esse episódio nos seguintes agregadores: Anchor Deezer Google Podcasts

--- 

Inovação no Setor Público

Esta edição dedica-se a explorar as relações entre tecnologia e humanidade e como elas impactam o que entendemos como inovação no governo.

Entre as questões abordadas nesse episódio estão qual o papel do setor público na inovação, como se desvencilhar das profecias autorrealizadoras criadas por relatórios de tendências e como pensar um futuro melhor para as pessoas.

O convidado dessa edição é o cofundador e diretor executivo da WeGov, empreendedor público e entusiasta da inovação em governo, André Tamura.

Você também pode ouvir esse episódio nos seguintes agregadores: Anchor Deezer | Google Podcasts

--- 

Design Thinking no Setor Público

O Design Thinking é uma abordagem de inovação centrada no ser humano que se baseia no pensamento projetual do design para resolver problemas complexos, integrando as necessidades das pessoas, as possibilidades tecnológicas e a viabilidade financeira. Aplicado com sucesso há algum tempo no setor privado, o Design Thinking revela grande vocação para exploração de problemas complexos - e consequentemente, de melhores soluções - no setor público.

O objetivo desse podcast é esclarecer o que é o Design Thinking, desmistificar alguns equívocos em relação a essa abordagem e apresentar suas potencialidades de contribuição para a transformação do Setor Público.

A convidada desta edição é a designer transdisciplinar e consultora em Inovação, Laura Dusi. Ela também é facilitadora do curso “Design Thinking no Ministério Público”, promovido pela ESMPU.

Você também pode ouvir esse episódio nos seguintes agregadores: Anchor Deezer | Google Podcasts

--- 

Diagnóstico do Ecossistema de Inovação do Ministério Público

Esse episódio traz uma conversa do InovaEscola com o diretor executivo do Instituto Veredas, Davi Romão, sobre os achados da investigação denominada “1º Diagnóstico de Ecossistema de Inovação do Ministério Público”.

Além de explicar como foi organizada e sistematizada essa investigação, são apresentadas as principais barreiras, incentivos, desafios e oportunidades para inovação no âmbito do Ministério Público brasileiro.

Na observação de Romão, “os incentivos institucionais não estão alinhados para promover inovação”. As evidências que fundamentam a afirmação e as principais motivações e peculiaridades foram pauta dessa edição.

Você também pode ouvir esse episódio nos seguintes agregadores: Anchor Deezer | Google Podcasts

 ---

Legal Design e Visual Law 

O Legal Design trata essencialmente do método do design aplicado ao contexto jurídico enquanto o Visual Law é uma camada de narrativa. É necessário um cuidado para não reduzir esses conceitos a aspectos estéticos apenas, usados para agradar visualmente.

O Legal Design é uma forma de abordagem de problemas com o intuito de solucioná-los. Outro ponto importante é a centralidade do método nas pessoas, que é algo muito aderente ao direito enquanto ciência.

O objetivo desse episódio é entender as diferenças e possibilidades da prática do Design aplicada ao Direito, abordando os conceitos de Legal Design e Visual Law, como o Design tem transformado o Direito o papel desse método na aproximação do Sistema de Justiça das pessoas comuns. O convidado dessa edição é o promotor de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro Pedro Mourão.

Você também pode ouvir esse episódio nos seguintes agregadores:  Anchor Deezer Google Podcasts 

---

Laboratórios de Inovação no MP: Experiência e Contribuições

Esse episódio traz a Roda de Conversa “Laboratórios de Inovação no MP: experiências e contribuições”, que ocorreu no dia 15 de junho de 2021 e foi transmitida pelo canal da ESMPU no YouTube. Assista a edição completa em: https://www.youtube.com/watch?v=Q9jt8Zd6jT8. O bate-papo aconteceu em celebração ao aniversário de 1 ano do InovaEscola e contou um pouco da trajetória do laboratório, seu propósito, missão e valores. Também foi divulgado o Mapa de Atores do Ecossistema de Inovação do MP. Os convidados do evento foram a coordenadora do Laboratório de Dados e Inovação do MP do Rio Grande do Sul, Juliana Marques; o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Gestão do Conhecimento do MP da Paraíba, Octávio Paulo Neto; o promotor de Justiça e coordenador auxiliar do Núcleo de Inovação e Projetos Especiais do MP do Ceará, André Clark; e o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Inovação do MP de Santa Catarina Guilherme Zattar. Eles compartilharam experiências e falaram sobre os principais aspectos quando se fala em inovação na instituição: pessoas, dados e gestão do conhecimento, experimentação e tecnologia. Quer contribuir com o Rotas&Futuros? Acesse o painel público no Trello e mande sua sugestão ou faça seu comentário: https://trello.com/b/d6ZWlBaj/rotasfuturos

Você também pode ouvir esse episódio nos seguintes agregadores:  Anchor | Deezer Google Podcasts  

---

Como criar ambientes seguros para inovação

Falar de inovação nos remete a falar da criatividade das pessoas. E esse tema está relacionado à experimentação, algo que se percebe não ter muito espaço em ambientes profissionais ou mesmo no decorrer da vida adulta, quando as pessoas passam a ter medo de errar ou não se sentem seguras em cometer falhas. Este episódio buscou desenvolver o entendimento de que erro é parte do processo de inovação e uma oportunidade de experimentação. O padrão estabelecido de ‘não poder errar’ precisa de desconstrução, assim como as formas de aprender e de criar precisam ser questionadas para que o novo, de fato, aconteça. É preciso pensar em organizações mais humanas que considerem aspectos comportamentais em seus processos. O bate-papo contou com a presença do professor e especialista em gestão de pessoas e inovação, Rodrigo Narcizo, e da psicóloga e servidora do CNMP, Nalis Carvalho. Quer contribuir com o Rotas&Futuros? Acesse o painel público no Trello e mande sua sugestão ou faça seu comentário: https://trello.com/b/d6ZWlBaj/rotasfuturos

 Você também pode ouvir esse episódio nos seguintes agregadores:  Anchor | Deezer Google Podcasts 

---

Competências para inovação no setor público brasileiro

O que é competência e por que ela não se refere apenas ao indivíduo? Quais competências possuem forte correlação com inovação? Nesse episódio, a convidada foi a pesquisadora e especialista em Gestão de Pessoas Lana Montezano. No bate-papo, ela explica sobre sua investigação, que resultou no modelo multinível de competências para inovação no Setor Público Brasileiro.

Quer contribuir com o Rotas&Futuros? Acesse:  https://trello.com/b/d6ZWlBaj/rotasfuturos.

 Você também pode ouvir esse episódio nos seguintes agregadores:  Anchor | Deezer | Google Podcasts 

---

Métodos Ágeis na Inovação

As metodologias ágeis têm mostrado caminhos e soluções amplamente adaptáveis a diferentes ambientes e situações. Seu uso para resolução de problemas com orientação a resultados e foco na comunicação está amplamente ligado à temática de inovação.

Neste episódio, Lígia Maria Lopes Reis e Diana Leite Nunes Santos conversam com Gino Terentim sobre as características do mundo VUCA (volátil/Volatility, incerto/Uncertainty, complexo/Complexity e ambíguo/Ambiguity) e o serviço público.

Doutorando pela Université de Bordeaux, Gino Terentim tem ampla experiência em planejamento estratégico, PMO, gerenciamento de projetos, programas e gestão de portfólios.

Quer contribuir com o Rotas&Futuros? Acesse: https://trello.com/b/d6ZWlBaj/rotasfuturos.

 Você também pode ouvir esse episódio nos seguintes agregadores:  Anchor Deezer Google Podcasts 

---

Principais Competências do Futuro

Nesse bate-papo, os convidados André Tamura e Ciro Avelino dão suas contribuições sobre o que entendem serem as competências do futuro e do presente. Também são abordados temas como o aprendizado contínuo (lifelong learning) nas  organizações, macrotendências em inovação no governo e problemas complexos em momentos de incerteza.

André Tamura é co-fundador e diretor executivo da WeGov. Ciro Avelino é designer e especialista em Estratégia, Pessoas e Tecnologia da Informação.

Quer contribuir com o Rotas&Futuros? Acesse: https://trello.com/b/d6ZWlBaj/rotasfuturos.

 Você também pode ouvir esse episódio nos seguintes agregadores:  Anchor | Deezer | Google Podcasts 

---

Coragem e Criatividade: Design Etnográfico no Governo

O que é Design Etnográfico e qual é sua contribuição para a criação de políticas e serviços públicos eficazes? Quais são as características e valores essenciais necessários à condução de investigações sobre usuários?

Neste episódio, o co-fundador da Catálise Social e designer especialista em inovação Bruno Rizardi responde essas e outras perguntas sobre o tema. Outra convidada dessa edição é Fernanda Filgueiras, designer do InovaEscola.

Quer contribuir com o Rotas&Futuros? Acesse o painel público no Trello e mande sua sugestão ou faça seu comentário:

 Você também pode ouvir esse episódio nos seguintes agregadores:  Anchor | Deezer | Google Podcasts 

---

Economia Comportamental

Como tomamos decisões e fazemos escolhas e qual a relação disso com Economia Comportamental? Esse é um tema recente no setor público, com grande potencial inovador. No episódio de hoje, o psicólogo Antonio Claret Campos Filho explica o que é Economia Comportamental e esclarece sobre sua aplicação na esfera pública. Quer contribuir com o Rotas&Futuros? Acesse o painel público no Trello e mande sua sugestão ou faça seu comentário: https://trello.com/b/d6ZWlBaj/rotasfuturos

Você também pode ouvir esse episódio nos seguintes agregadores:  Anchor | Deezer | Google Podcasts 

---

Manifesto Inova Ministério Público

O Manifesto Inova Ministério Público é uma iniciativa que traduz a uma agenda de inovação e valores para o MP brasileiro, com o propósito de apoiar iniciativas que transformem a atuação institucional e viabilizem a oferta de melhores e relevantes serviços públicos. Criado colaborativamente na “Oficina de Construção Colaborativa – Solução de Problemas com Técnicas de Criatividade”, com integrantes da Rede Nacional de Transformação Digital e outros inovadores do MP, o Manifesto está aberto para adesões. Nesse episódio, Lígia Maria Lopes, Gino Terentim e Fernanda Filgueiras contextualizam a proposição e a metodologia utilizada na criação do Manifesto Inova Ministério Público. Além disso, explicam a importância das 11 declarações nele contidas, e discutem o valor da colaboração e da facilitação externa para inovação. Acesse aqui o Manifesto Inova Ministério Público: https://manifestoinovaministeriopublico.escola.mpu.mp.br/ Seja você também um signatário do Manifesto Inova Ministério Público: https://forms.gle/Gi6ZEKmJT8sM6QvF7 Confira aqui a divulgação do site do Manifesto Inova Ministério Público: http://escola.mpu.mp.br/a-escola/comunicacao/noticias/esmpu-lanca-manifesto-inova-ministerio-publico/view.  Quer contribuir com o Rotas&Futuros? Acesse o painel público no Trello e mande sua sugestão ou faça seu comentário: https://trello.com/b/d6ZWlBaj/rotasfuturos

Você também pode ouvir esse episódio nos seguintes agregadores:  Anchor | Deezer | Google Podcasts 

---

Tomada de Decisão em Sistemas Complexos

O que são sistemas complexos e qual a importância de entender a complexidade na atualidade? Como tomar decisões que nunca foram tomadas antes por ninguém? Nesse episódio, o especialista Gino Terentim aborda como alguns fatores podem afetar a tomada de decisão, como a incerteza e a mudança, constantes no mundo atual. De forma bem didática, Gino conta como se preparar aos novos desafios que refletem novas decisões. Quer contribuir com o Rotas&Futuros? Acesse o painel público no Trello e mande sua sugestão ou faça seu comentário: https://trello.com/b/d6ZWlBaj/rotasfuturos

Você também pode ouvir esse episódio nos seguintes agregadores:  Anchor | Deezer | Google Podcasts 

---

Inteligência Artificial no Serviço Público

Para o cientista da computação e auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) Erick Muzart, a inteligência artificial (IA) pode ser conceituada como aquelas características presentes na inteligência humana que não estão presentes nos animais, como a capacidade de pensamento abstrato, a racionalidade, o uso de linguagem e a compreensão de assuntos complexos. Muzart é o convidado deste episódio do Rotas&Futuros para explorar os conceitos relacionados à IA, como aprendizado de máquina (machine learning), algoritmos de redes neurais (deep learning), conectivismo e IA explicável. Também são discutidas a importância da transparência e da disponibilidade de dados no setor público para sistemas de apoio à tomada de decisão e como a aliança entre IA e inteligência humana pode ser frutífera para a eficácia do setor público. Além dos desafios para quem tem interesse em trabalhar na área. Quer contribuir com o Rotas&Futuros? Acesse o painel público no Trello e mande sua sugestão ou faça seu comentário: https://trello.com/b/d6ZWlBaj/rotasfuturos

Você também pode ouvir esse episódio nos seguintes agregadores:  Anchor | Deezer | Google Podcasts 

---

Inovar na Educação

Para o pedagogo, mestre em educação especialista em Inovação, Rodrigo Narcizo, o processo de aprendizagem é uma verdadeira experiência. Ninguém quer um processo de ensino massante, que não fala a sua língua. Estamos na era do “áudio 2X”, onde o aluno controla a velocidade conforme seu interesse e engajamento. Neste episódio, Narcizo fala sobre esses e outros desafios da educação no mundo contemporâneo, como as mudanças no papel do professor e nas dinâmicas dentro de sala de aula. Quer contribuir com o Rotas&Futuros? Acesse o painel público no Trello e mande sua sugestão ou faça seu comentário: https://trello.com/b/d6ZWlBaj/rotasfuturos

Você também pode ouvir esse episódio nos seguintes agregadores:  Anchor | Deezer | Google Podcasts 

---

Tecnologia e Vieses: a ética não é negociável 

Inteligência Artificial (IA) é um termo bastante familiar, mas o que será que ela teria a ver com vieses? Será que a tecnologia, muitas vezes vendida como uma panaceia asséptica e imparcial, tem sido usada de maneira discriminatória e parcial, ampliando injustiças em todo o mundo? Neste episódio, o último de 2021, o especialista em Inteligência Artificial e proteção de dados Eduardo Magrani apresenta alguns casos de aplicações de IA e oferece sua visão sobre como utilizá-la de maneira ética e responsável, de modo a promover a autonomia humana e uma sociedade mais justa e igualitária.

Quer contribuir com o Rotas&Futuros? Acesse o painel público no Trello e mande sua sugestão ou faça seu comentário: https://trello.com/b/d6ZWlBaj/rotasfuturos

Você também pode ouvir esse episódio nos seguintes agregadores:  Anchor Deezer Google Podcasts