2ª Semana de Inovação da ESMPU

publicado 25/05/2022 16h29, última modificação 19/06/2023 14h16

Para celebrar os 23 anos da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e os 3 anos do Laboratório de Transformação (InovaEscola), a instituição promoveu a segunda edição da Semana de Inovação. Em formato de programa de extensão, o evento contou com duas rodas de conversa conduzidas por especialistas conhecidos pelo grande público. O objetivo foi disseminar a cultura de inovação no MPU, além de promover conexão, diálogo e troca de experiências entre atores inovadores. A atividade acadêmica foi gratuita e aberta à sociedade. Interessados puderam participar presencialmente e a distância. Clique aqui e confira a programação completa.

Confira abaixo a gravação da Roda de Conversa, Impacto da IA na Educação:

Data e Local

14 e 15 de junho, das 14h30 às 17h, na sede da ESMPU, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal da ESMPU no YouTube.

Mais informações

Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos no edital e no projeto pedagógico da atividade, ou pelo e-mail .

Palestrantes

» Diogo Cortiz
Cientista cognitivo com atuação em interseção de Design, IA e tecnologias emergentes. Professor e coordenador na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Fundador da escola de inovação di.school. PhD em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. PhD fellowship pela Université Paris I - Sorbonne. Especialista em Neurociência pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). MBA em Economia Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Estágio pós-doc em Metaverso na Universidade de Salamanca, Espanha. Pesquisador visitante no Laboratório de Ciência Cognitiva da Queen Mary University of London.

» Clara Cecchini
Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e formação complementada por cursos como Working with Complexity, na Schumacher College, Inglaterra, e Repense Educação, realizado no Brasil pela escola dinamarquesa Kaospilot. Entusiasta dos processos de inovação e design ligados às dinâmicas do conhecimento. Colunista no site O Futuro das Coisas e professora convidada da Fundação Dom Cabral.

Debatedores

» Bruno Rizardi
Designer pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (USP) e alumnus da Rede Vetor Brasil. Trabalhou com desenvolvimento de aplicativos em startups, formações para empreendedores e consultoria para organizações civis. A partir do design, desenvolveu métodos de formulação de políticas públicas e monitoramento para o Governo do Estado do Ceará e para o Ministério da Educação.
No GNOVA – Laboratório de Inovação do Governo Federal, coordenou projetos para o Ministério da Cidadania, Ministério da Economia e Ministério da Saúde. É autor do Manual de Design Thinking para Inovação Social e coautor do livro Design Ágil para Inovação Social (PNUD e Enap). Com base nessas experiências, cofundou a Catálise, startup de design participativo focada em inovação para impacto social. Atualmente é diretor de programa da Secretaria-Executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

» Juliana Marques
Mestre em Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas – Cultura Organizacional, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Marketing de Serviços pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em Gestão Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Graduada em Administração de Empresas pela UFRGS. Técnica em Processamento de Dados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Servidora do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS) há mais de 20 anos. Coordenadora do Laboratório de Dados e Inovação do MPRS (MPRS.Labs), área criada em 2019 com o propósito de promover a cultura de dados e inovação no âmbito do MP gaúcho.

Moderadora

» Lígia Maria de Souza Lopes Reis
Idealizadora do InovaEscola. Comunicóloga e Mestre em Políticas Regulatórias de Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e em Relações Internacionais pela UnB. Exploradora de diferentes campos do conhecimento, pesquisa, liderança e inovação, desde 2014, e, mais recentemente, tendências e futurismo. Possui quase 20 anos de experiência profissional, tendo atuado nas áreas de Comunicação, Gestão Estratégica e Marketing. Conta com diferentes formações em instituições nacionais e internacionais, como Columbia University (NYC), Institute For The Future (IFTF), Fundação Dom Cabral (FDC). Servidora efetiva do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) desde 2011.