Pesquisa Científica

publicado 08/02/2017 12h13, última modificação 11/11/2019 15h00

Desenvolver projetos e programas de pesquisa na área jurídica é um dos objetivos institucionais da ESMPU. A Câmara de Desenvolvimento Científico (CDC), composta por dois representantes de cada ramo do MPU, é o colegiado responsável por essa frente de atuação da Escola. É competência da CDC discutir cenários e temas relevantes para a capacitação dos integrantes do MPU; propor a política institucional no que tange a projetos de pesquisa científica aplicada; e avaliar a relevância e a efetividade de cada pesquisa científica aplicada.

O Ministério da Educação (MEC), no processo de credenciamento da ESMPU, em 2016, e o relatório da Correição Geral realizada pela Corregedoria Geral do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no mesmo ano, apontou a necessidade da instituição instituir uma linha de pesquisa própria. Para atender a essa recomendação, o Conselho Administrativo (CONAD) da ESMPU aprovou, em 2018,  a linha de pesquisa "A promoção dos Direitos Fundamentais pelo Ministério Público da União", composta por cinco eixos temáticos e cinco eixos transversais.  O principio norteador na linha de pesquisa é a formação interdisciplinar e humanística dos agentes do MPU.

Seleção de líderes de grupos de pesquisa
Infográfico - Linha e eixos de pesquisa ESMPU

Ementa dos eixo temáticos e transversais

Linha de Pesquisa