Sustentabilidade

publicado 27/03/2017 19h23, última modificação 12/03/2018 13h24

A questão da sustentabilidade é foco de preocupação recorrente na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) desde 2006, quando passou a atuar em parceria com a Procuradoria da República do Distrito Federal por meio do Grupo de Gestão Socioambiental (GESTO).

Em 2016, a ESMPU recebeu o Selo Verde de sustentabilidade por sua adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) perante o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Esse selo reconhece o empenho na implantação de políticas sustentáveis e o reconhecimento pelas boas práticas adotadas por órgãos públicos.

A adesão à A3P foi formalizada por meio do Extrato de Adesão assinado pelo diretor-geral da ESMPU e o secretário-executivo do MMA. O ato representa o compromisso firmado pela Escola em adotar o modelo de gestão do programa. 

Para que pudesse aderir à agenda A3P, a ESMPU apresentou o Plano de Logística Sustentável (PLS) com as especificações das ações propostas, os prazos de cumprimento das metas e a forma de avaliação. Entre as medidas adotadas estão: gestão adequada dos resíduos gerados durante as atividades da instituição; destinação do material reciclável para cooperativas de catadores; contenção do desperdício de recursos naturais como a água; promoção do consumo consciente de energia; e inclusão de critérios de sustentabilidade nas contratações de serviços, preferindo empresas com responsabilidade ambiental. As ações incluem ainda a promoção da qualidade de vida no meio ambiente de trabalho.