Notícias

Oficinas com procuradoras da República vão debater desafios e perspectivas da carreira

Atividade pretende colher informações das mulheres sobre o fluxo e os obstáculos para ingresso, lotação, permanência, evolução e rumos na carreira
publicado: 11/05/2018 14h42 última modificação: 11/05/2018 15h12
Ilustração

Ilustração

Subprocuradoras-gerais, procuradoras regionais e procuradoras da República do Ministério Público Federal (MPF) vão participar, nos dias 15 e 16 de junho, em Brasília, das "Oficinas Nacionais - Perspectivas de gênero: a voz da mulher no Ministério Público Federal”. Realizada pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e pela Procuradoria-Geral da República (PGR), a atividade pretende debater desafios e perspectivas da carreira e colher a manifestação das mulheres sobre o fluxo e os obstáculos para ingresso, lotação, permanência, evolução e rumos na carreira, refletindo acerca das boas práticas, problemas e soluções. 

As oficinas nacionais serão a primeira atividade do Projeto  “Perspectivas da Equidade de Gênero e da Não Discriminação Étnico-Racial”, em desenvolvimento pela ESMPU, e acontecem dentro da “I Conferência Nacional das Procuradoras da República”. Serão realizadas oficinas simultâneas com debates sobre seis eixos temáticos: 1) ingresso na carreira: recrutamento, seleção e capacitação; 2) condições de trabalho: saúde, segurança, bem-estar; 3) permanência na carreira: políticas institucionais, cursos, capacitações, treinamentos e boas práticas; 4) movimentação na carreira: critérios, dificuldades e políticas de equidade; 5) carreira e outras jornadas: gênero e família; e 6) empoderamento, lideranças e participação político-institucional: igualdade de gênero e políticas de equidade. 

As discussões terão como base os relatos que serão realizados pelas participantes e as teses a serem enviadas previamente por formulário eletrônico que pode ser acessado pelo link https://goo.gl/forms/r6YAL0gm4KBkHa113. Cada oficina discutirá um eixo temático e terá uma coordenadora e duas relatoras, que participarão de reunião preparatória antes do início da atividade. 

Vagas – Às candidatas lotadas no Distrito Federal que se inscreverem serão asseguradas vagas, sem necessidade de seleção. Para as participantes lotadas em outras localidades serão ofertadas 100 vagas, assim distribuídas: 17 para as procuradoras regionais da República (sendo quatro para PRR-2, oito para PRR-3, três para PRR-4 e duas para PRR-5) e 83 para procuradoras da República (sendo oito para a região Centro-Oeste, exceto as lotadas em Brasília; 18 para a região Nordeste; nove para a região Norte; 31 para a região Sudeste; e 17 para a Região Sul). 

As interessadas podem se inscrever até às 12h do dia 16 de maio, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço https://escola.mpu.mp.br. Para as candidatas lotadas fora do Distrito Federal a seleção será realizada por sorteio e terão preferência as candidatas que ocupam os seguintes cargos: procuradoras-chefes e substitutas; procuradoras-chefes Regionais e substitutas; procuradoras regionais dos Direitos do Cidadão e substitutas; procuradoras regionais eleitorais e substitutas; procuradoras integrantes das Câmaras de Coordenação e Revisão (CCR); procuradoras integrantes dos Comitês Gestor de Gênero de Raça das diversas unidades do MPF; procuradoras integrantes da diretoria da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR). 

É vedada a participação de candidatas em período de férias ou de licença. A relação das selecionadas será divulgada a partir das 18 horas do dia 16 de maio, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço https://escola.mpu.mp.br

A ESMPU arcará com o pagamento de meia bolsa-capacitação e passagens aéreas para aquelas participantes lotadas fora de Brasília. A PGR arcará com a hospedagem no Hotel B (Setor Hoteleiro Norte, quadra 5, bloco J, lote L), onde serão realizadas as oficinas. 

Programação – A abertura da atividade, com 16 horas-aula, acontecerá no dia 15 de junho, às 14h. Às 15h, serão realizadas oficinas simultâneas. Às 17h30, haverá um painel com a participação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge; da procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Macedo Duprat de Britto Pereira; da coordenadora do Comitê Gestor de Gênero e Raça do MPF, Ela Wiecko Volkmer de Castilho; da secretária de Direitos Humanos e Defesa Coletiva do CNMP, Ivana Farina Navarrete Pena; da secretária-executiva do CNMP, Adriana Zavada Melo; e de procuradoras gerais de países convidados. Posteriormente, às 19h, haverá uma roda de conversa. 

No segundo dia, 16 de junho, pela manhã, acontecerá mais uma etapa das oficinas simultâneas e, pela tarde, será realizada a plenária final para registros e deliberações sobre os temas das oficinas. Confira programação completa

Acesse o edital para mais informações sobre a atividade. 

Edital   
Programação

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300