Notícias

Coordenadores de ensino analisam propostas acadêmicas para 2026

Encontro foi realizado nesta terça e quarta-feira, 21 e 22 de outubro. Próximo passo é submeter para aprovação do Conad
publicado: 23/10/2025 15h27 última modificação: 23/10/2025 17h11
Exibir carrossel de imagens Foto: Divulgação/ESMPU

Foto: Divulgação/ESMPU

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) reuniu, nesta terça e quarta-feira, 21 e 22 de outubro, os coordenadores de ensino dos quatro ramos do MPU para hierarquizar as propostas de atividades que vão compor o Planejamento Acadêmico 2026. A instituição recebeu 471 sugestões de atividades acadêmicas para o próximo ano, sendo 210 relacionadas ao MPF, 73 ao MPT, 17 ao MPM e 36 ao MPDFT.

As propostas passaram por análise técnico-pedagógica da equipe de planejamento acadêmico da ESMPU. Esse processo incluiu o agrupamento de propostas semelhantes, a exclusão das que não atendiam aos critérios pedagógicos e institucionais e a organização por ramo do MPU e por área temática. Também foram avaliados a transversalidade dos temas, o tipo e a modalidade da atividade, a carga horária, a definição de orientadores pedagógicos e a viabilidade orçamentária.

Já os coordenadores de ensino analisaram e hierarquizaram as propostas por tipo, modalidade e área temática. Levou-se em consideração os critérios de alinhamento com os objetivos estratégicos do MPU e o impacto institucional esperado, a abrangência do público-alvo, a urgência e a oportunidade do tema e a existência de capacitação similar no mercado.

Próximos passos – As propostas hierarquizadas serão enviadas para a análise final do Conselho Administrativo (Conad) da ESMPU, órgão máximo deliberativo e normativo da instituição. Após a aprovação do Plano de Atividades 2026, a ESMPU dará início à realização de oficinas para a elaboração dos projetos pedagógicos.

Planejamento acadêmico – As etapas desse processo estão definidas no Plano de Gestão de Atividades Acadêmicas, instituído pela Portaria n. 126/2025. O documento estabelece diretrizes pedagógicas, operacionais e estratégicas para a construção da agenda formativa da Escola.

Em agosto, a ESMPU recebeu 471 demandas de treinamento para auxiliar a construção do Plano de Atividades 2026. O número evidencia a maturidade do processo de chamamento, ao mesmo tempo que reforça o engajamento contínuo dos integrantes do MPU na construção colaborativa da oferta acadêmica. Entre as propostas submetidas, 210 são de temas relacionados ao MPF, 73 ao MPT, 17 ao MPM e 36 ao MPDFT. Duas não especificaram o ramo e outras 133 estão relacionadas a temas transversais a mais de um ramo.

Leia mais

3.9.2025 - ESMPU recebe 471 propostas de atividades acadêmicas para 2026

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300