Notícias

É tempo de iluminar o amanhã. Vem aí a nova edição do TEDxESMPU

Evento de padrão internacional acontecerá no dia 30 de agosto, em Brasília. Na versão “Countdown”, a conferência tem como temas a regeneração dos ecossistemas e a sustentabilidade
publicado: 12/04/2023 11h40 última modificação: 24/04/2023 18h12

O planeta Terra está em contagem regressiva. Pesquisas recentes mostram que milhões de espécies existentes nos ecossistemas estão ameaçadas de extinção. Essa é uma pauta urgente no contexto mundial e, pela sua relevância, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) vai discuti-la na segunda edição de um dos maiores sucessos já promovidos pela instituição: o TEDxESMPU. Desta vez, na versão Countdown, cujo foco é a gestão dos recursos naturais e a regeneração dos ecossistemas. A conferência já tem data marcada: será no dia 30 de agosto, na sede da Escola, em Brasília. 

Criada pelo TED com o objetivo de debater a temática de forma transversal, a versão Countdown não tem alteração de formato: as palestras continuam curtas e têm o intuito de gerar impacto. A diferença é que se trata de um evento direcionado a abordar as possibilidades de se construir (e reconstruir) um mundo mais limpo, seguro, sustentável e igualitário.  

Com o tema “Light up our tomorrow” ("Lançar luzes sobre o nosso amanhã"), a nova edição discutirá como as ações dos indivíduos impactam a vida social, urbana, dos biomas, da fauna e da flora e, ainda, sobre como essas dimensões – e temas como meio ambiente, sustentabilidade, regeneração, entre outros – precisam estar integradas a práticas inovadoras e mais efetivas, de modo que o futuro das próximas gerações seja mais justo e abundante.   

O TEDxESMPU Countdown buscará reunir pessoas para compartilhar suas jornadas e experiências sob perspectivas transdisciplinares, incentivando a promoção de ideias valiosas, de forma isenta, franca, racional, democrática e colaborativa. O intuito é mostrar que conhecimento científico, reflexão e diálogo são ferramentas que, de fato, podem transformar o mundo em um lugar melhor.  

Se você tem uma ideia inspiradora, inédita e original e quer apresentá-la para o mundo, essa é sua chance. As candidaturas para palestrantes estarão abertas a partir do dia 24 de abril. Podem participar membros, servidores, estagiários e terceirizados do MP brasileiro, do sistema de justiça, além de toda a comunidade acadêmica, incluindo a sociedade civil. Pelas regras do TED, a proposta é encontrar ideias que suscitem reflexão e mudança de percepção do público. Pelo regramento, não são permitidos conteúdos relacionados a política, religião ou sem comprovação científica.  

De acordo com a organizadora do TEDxESMPU, Lígia Maria Lopes Reis, “lançar luzes sobre o amanhã tem o propósito de nos lembrar que o futuro só brilhará se hoje optarmos por práticas sustentáveis e de regeneração do presente para, assim, garantir o futuro das próximas gerações. É isso que buscamos encontrar nesta edição Countdown”, explica.  

TED e TEDx – Do acrônimo Technology, Entertainment and Design, o TED é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de disseminar ideias por meio das talks, ou, em português, conversas. O modelo de palestras curtas, de até 18 minutos e de grande impacto, nasceu em 1984, nos Estados Unidos (EUA). Atualmente, são realizadas duas conferências TED anuais, na Califórnia (EUA), com a participação dos principais pensadores e realizadores do mundo.   

Com o espírito de espalhar “ideias que merecem ser compartilhadas”, o TED, em 2009, criou um programa de eventos locais chamado TEDx, organizado autonomamente, que reúne pessoas para compartilharem uma experiência semelhante ao TED.  

O TEDxESMPU Countdown tem como organizadora licenciada a assessora-chefe de Estratégia e Inovação, Lígia Maria Lopes Reis, e como coorganizador o consultor Caetano Tona. 

Relembre como foi a primeira edição, em 2022: 

Está no ar! Assista às palestras do TEDxESMPU 2022
TEDxESMPU: uma vivência imersa em arte, música e reflexão
TEDxESMPU: um dia dedicado a espalhar boas ideias

Confira o vídeo de divulgação produzido pela Secretaria de Comunicação Social: 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300