ESMPU completa 21 anos com o desafio de universalizar o conhecimento por meio de recursos remotos

Mesmo com a pandemia, a oferta de atividades acadêmicas aumentou 30% em 2020
publicado: 14/06/2021 14h08 última modificação: 18/04/2024 14h48
Ilustração

Neste 14 de junho, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) completa 21 anos, o último deles desafiador. Voltada para a profissionalização técnica de membros e servidores do MPU e um espaço plural de discussões abertas e multidisciplinares com a sociedade, a instituição precisou se adaptar em virtude da pandemia de Covid-19. A partir de março de 2020, todas as atividades acadêmicas foram ofertadas por meio de recursos remotos de aprendizagem.

As adversidades não impediram o contínuo dever da Escola de disseminar conhecimento de qualidade para a comunidade acadêmica e universalizar o ensino a distância. Os obstáculos advindos da pandemia exigiram a busca por soluções inovadoras que atendessem às novas necessidades educacionais. Em 2020, foram realizadas 379 atividades acadêmicas, um aumento de 30% em relação ao ano anterior (289). “A nossa gestão está pautada em disseminar conteúdo de qualidade e universalizar o conhecimento investindo, principalmente, em recursos virtuais de aprendizagem. A pandemia acelerou esse processo. Foi preciso aprender e avançar rápido”, disse o diretor-geral da ESMPU, Paulo Gustavo Gonet Branco.

Novidades – Nos primeiros meses de 2021, a Escola fez três grandes entregas à comunidade acadêmica. Implementou em seu site a página Produção de Ensino, que reúne as capacitações e atividades acadêmicas promovidas pela instituição em um catálogo de materiais didáticos e videoaulas de cursos, simpósios, seminários, palestras, rodas de conversa e webinários. Inaugurou o estúdio da TV ESMPU, um espaço de 86 m² com equipamentos de audiovisual de última geração e infraestrutura adequada para atender às necessidades acadêmicas e institucionais; e lançou a Biblioteca Digital, que dispõe de sete bases de dados nacionais e internacionais, marcando mais uma etapa da transformação digital da ESMPU.

O InovaEscola – Laboratório de Transformação da ESMPU também nasceu durante a pandemia, em junho de 2020. Neste primeiro ano, o laboratório realizou 12 atividades de extensão e implementou o programa especial Rotas de Aprendizagem em Inovação, com o objetivo de promover o desenvolvimento de membros e servidores do MPU de forma modular, autônoma e individualizada. Além disso, lançou o podcast Rotas&Futuros, que já conta com seis episódios nas plataformas de streaming Spotify e Deezer.

Pilares – Além da atuação na promoção de atividades acadêmicas e de extensão, está entre os pilares da ESMPU o apoio à produção científica, à edição de publicações e ao desenvolvimento de projetos para melhor interlocução com a sociedade. Por meio de sua editora, a instituição já publicou cerca de 150 títulos. As obras versam sobre matéria jurídica ou afim e buscam fomentar e disseminar o conhecimento. Em 21 anos, mais de 300 mil exemplares foram distribuídos, de acordo com a pertinência temática, para membros e bibliotecas das unidades do MPU, além de órgãos federais, universidades e parceiros nacionais e internacionais.

Entre as principais publicações da linha editorial da Escola estão as séries Capacitar, Manuais de Atuação, Pesquisas e Pós-Graduação, além do Boletim Científico, publicação semestral que está na 56ª edição e reúne artigos produzidos por integrantes do MPU e do sistema de Justiça, acadêmicos e pesquisadores.

ESMPU em números – Nesses 21 anos, a Escola ofereceu mais de 3.300 treinamentos e atividades para um público de cerca de 150 mil pessoas. Por meio de cursos de aperfeiçoamento presenciais e a distância, palestras, webinários, seminários e simpósios, a ESMPU tem contribuído para que o Ministério Público seja mais próximo da realidade brasileira e mais eficiente na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais. A instituição também é responsável pelo Curso de Ingresso e Vitaliciamento (CIV) dos membros do MPU, treinamento que constitui fase obrigatória do estágio probatório dos recém-ingressos na carreira.