Notícias
ESMPU convida comunidade acadêmica para comemoração dos 25 anos da instituição
São 25 anos dedicados à formação de excelência, à produção de conhecimento e ao fortalecimento do Ministério Público da União (MPU). Uma trajetória que tem buscado fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão. Para celebrar esse marco, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) convida a comunidade acadêmica para uma programação especial. Será no dia 11 de dezembro, a partir das 17h30, na sede da instituição, em Brasília.
O evento “ESMPU 25 anos: educação a serviço da transformação do Ministério Público da União” contará com palestra sobre o papel das escolas de governo, mesa-redonda com os quatro procuradores-gerais do MPU e lançamento de publicação comemorativa. Após, haverá coquetel no hall de entrada do prédio. Membros e servidores estão convidados para virem celebrar este importante marco da Escola. Aos que não puderem comparecer, é possível acompanhar a programação pela transmissão no YouTube.
Para a diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho, à frente da instituição desde o fim de 2023, a Escola segue sua trajetória de aprimorar saberes e fortalecer direitos, em defesa de uma sociedade mais justa e democrática. “Ao longo desses 25 anos, todos que por aqui passaram trabalharam arduamente para construir uma instituição capaz de prestar um serviço relevante e de qualidade, com promoção da formação jurídica conectada com as transformações atuais”, ressaltou.
Programação – A palestra "Perspectivas da educação profissional no Brasil e o papel das Escolas de Governo” abre as celebrações. A pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Acácia Zeneida Kuenzer, referência no assunto, abordará o papel da educação corporativa e o futuro do ensino. O encontro será mediado pela coordenadora de Ensino do MPF, a subprocuradora-geral da República Silvana Batini.
Na sequência, um painel com a participação dos quatro procuradores-gerais do MPU discutirá o papel da Escola no aperfeiçoamento dos membros e servidores do Ministério Público da União. A mesa-redonda será mediada pela diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho. A programação segue com o lançamento da obra coletiva "Sociedades hiperconectadas: atuação do MPU diante das transformações contemporâneas". A publicação reúne 16 artigos, e parte dos autores estará presente na solenidade.
Criação – A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), instituição governamental de ensino, foi criada em 1998 com a publicação da Lei n. 9.628 e oficialmente instalada em 14 de junho de 2000. Desde então, a ESMPU funcionava nas dependências da Procuradoria da República no Distrito Federal (PR-DF). Em 2019, foi inaugurada a sede da instituição, na L2 Sul.
Ao longo de sua história, a ESMPU tem reafirmado o seu papel na formação e no desenvolvimento de membros e servidores do MPU, na disseminação de conhecimento à comunidade acadêmica e na construção de um espaço plural de diálogo aberto e multidisciplinar com a sociedade. Anualmente, a ESMPU promove cerca de 200 eventos educacionais, entre cursos, atividades de extensão, além dos programas de pós-graduação lato e stricto sensu e pesquisa. Com a Plataforma Aprender, lançada em 2024, a instituição passou a oferecer capacitação por meio de conteúdos gravados que permanecem acessíveis.
Leia mais
13.6.2025 - ESMPU celebra 25 anos aprimorando saberes e fortalecendo direitos
Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300