ESMPU divulga Relatório de Autoavaliação Institucional 2022

Pesquisa é aplicada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), órgão independente da ESMPU com autonomia para conduzir os processos de avaliação institucionais
publicado: 26/04/2023 14h35 última modificação: 26/04/2023 15h32
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) publicou o Relatório de Autoavaliação Institucional 2022. O trabalho é resultado da pesquisa realizada em março deste ano com a comunidade acadêmica: docentes, discentes, corpo técnico e público externo. O documento tem como objetivo direcionar melhorias a fim de consolidar a Escola como instituição de ensino e pesquisa de qualidade, que busca soluções inovadoras para atender as necessidades educacionais contemporâneas.

Foram objeto de questionamento as cinco dimensões dos instrumentos de avaliação do Ministério da Educação (MEC): planejamento e desenvolvimento institucional, gestão institucional, corpo social, desenvolvimento profissional e infraestrutura. Em 2022, a ESMPU realizou 158 atividades acadêmicas: 29 de extensão, 120 de aperfeiçoamento, 5 acordos de cooperação, 1 especialização, 1 mestrado (oferta de parceiro) e 2 Cursos de Ingresso e Vitaliciamento (CIV).

Destaque – Os melhores serviços avaliados pelo corpo acadêmico, com mais de 80% de satisfação, relacionaram-se às áreas de comunicação e recursos técnicos para as atividades remotas. Destacam-se a satisfação com os canais de comunicação de divulgação das atividades acadêmicas e a qualidade do site, além dos recursos audiovisuais ofertados nos cursos e das plataformas dos treinamentos a distância.

Comissão Própria de Avaliação – Conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a pesquisa foi aplicada de 1º a 17 de março de 2023. Além de atender a exigências legais, a avaliação possibilita identificar as necessidades de aperfeiçoamento e serve de subsídio para o planejamento das atividades acadêmicas.

A CPA é um órgão independente da ESMPU com autonomia para conduzir os processos de avaliação institucionais. É composta por oito membros, com mandato de dois anos, que representam todos os segmentos da comunidade acadêmica: docente, discente, corpo técnico-administrativo da ESMPU e dos Centros de Apoio e sociedade civil. Para saber mais, acesse http://escola.mpu.mp.br/cpa.

Confira aqui o relatório.