ESMPU divulga Relatório de Autoavaliação Institucional 2023

Corpo acadêmico demonstrou satisfação com os docentes, a qualidade dos recursos audiovisuais e a plataforma virtual dos cursos a distância
publicado: 07/05/2024 14h52 última modificação: 07/05/2024 15h33
Ilustração

A avaliação institucional da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) em 2023 obteve melhor resultado geral quando comparada ao ano anterior, conforme aponta o Relatório de Autoavaliação Institucional. Dos 409 respondentes – divididos entre docentes (39), discentes (197), público externo (128) e corpo técnico (45) –, mais de 80% classificaram como ótima ou boa a qualidade dos recursos audiovisuais ofertados, das plataformas virtuais dos cursos EaD e do site em termos de forma, conteúdo e acesso. Leia o documento na íntegra.

Em 2023, a ESMPU realizou 200 atividades acadêmicas: 32 de extensão, 83 de aperfeiçoamento, 30 decorrentes de acordos de cooperação, 2 especializações, 2 mestrados e 6 Cursos de Ingresso e Vitaliciamento (CIV) e 45 cursos livres.

O relatório de autoavaliação leva em consideração a média dos resultados obtidos nas cinco dimensões dos instrumentos de avaliação do Ministério da Educação (MEC): Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gestão Institucional, Corpo Social, Desenvolvimento Profissional e Infraestrutura.

Destaque – A ESMPU obteve melhora na avaliação nas dimensões Gestão Institucional, Desenvolvimento Profissional e Infraestrutura. Os serviços com melhor avaliação do corpo acadêmico relacionam-se à satisfação com os docentes e com os recursos técnicos para as atividades remotas. Do público entrevistado, 77% realizou algum curso a distância na ESMPU em 2023.

Em relação à Gestão Institucional, as iniciativas da gestão e os mecanismos de comunicação institucional obtiveram o conceito "ótimo" ou "bom" na maior parte das avaliações. Já no Desenvolvimento Profissional, destaca-se a satisfação de docentes e discentes em relação à didática, ao comprometimento, à motivação e às responsabilidades dos docentes, bem como quanto à modalidade de EaD síncrona, implementada em 2020. Nos dois quesitos, houve aumento da avaliação positiva quando comparado ao ano anterior. Na dimensão Infraestrutura, predomina a avaliação positiva em relação aos recursos audiovisuais, à plataforma virtual e à acessibilidade.

Comissão Própria de Avaliação – A pesquisa foi aplicada de 27 de fevereiro a 10 de março de 2023. Conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), além de atender a exigências legais, a avaliação possibilita identificar as necessidades de aperfeiçoamento e serve de subsídio para o planejamento das atividades acadêmicas.

A CPA é um órgão independente da ESMPU com autonomia para conduzir os processos de avaliação institucionais. É composta por oito membros, com mandato de dois anos, que representam todos os segmentos da comunidade acadêmica: docente, discente, corpo técnico-administrativo da ESMPU e dos Centros de Apoio e sociedade civil. Para saber mais, clique aqui.

Confira aqui o relatório.