Notícias
ESMPU divulga resultados da pesquisa de interesse em cursos de pós-graduação para 2026
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) divulgou o relatório com os resultados da pesquisa de interesse em cursos de pós-graduação lato e stricto sensu com o objetivo de aprimorar a oferta de cursos em 2026. Realizado entre 28 de maio e 11 de junho, o levantamento reuniu 868 respostas de membros e servidores dos quatro ramos do MPU e da própria ESMPU, a fim de subsidiar o Planejamento Acadêmico com base nas reais demandas do público-alvo. Confira o relatório completo.
A análise dos dados revelou expressiva procura por cursos stricto sensu (mestrado e doutorado): 77% dos respondentes manifestaram interesse em mestrado e 51%, em doutorado. Os cursos lato sensu também se mantêm como importante vetor de qualificação. Entre os 135 respondentes que possuem apenas graduação, somente 8 declararam não ter interesse em especialização, o que reforça a atratividade dessa modalidade. Mesmo entre os 590 que já possuem título de especialista, 433 manifestaram interesse em cursar nova especialização.
O relatório indica, ainda, que 35% dos respondentes estão lotados no Distrito Federal, mas há ampla representatividade de outros estados. Isso reforça a importância da oferta de cursos em formato híbrido ou totalmente a distância para ampliar o alcance das atividades. Também foram identificadas sugestões voltadas à diversificação temática dos cursos, com destaque para áreas como Tecnologia da Informação, Direito Digital, Cibersegurança, Gestão Pública, Políticas Públicas, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Saúde Mental e temas interdisciplinares entre Direito, Administração e Tecnologia.
Em relação à organização das aulas, o levantamento aponta a preferência pelos períodos noturno e do início da manhã: o horário das 20h às 22h foi o mais indicado (414 respostas), seguido por 8h às 10h (380 respostas). As quartas e segundas-feiras, respectivamente, foram apontadas como os melhores dias para a realização dessas atividades. Os dados também sinalizam a necessidade de maior flexibilidade na participação, com oferta de conteúdos gravados e possibilidade de conciliação com a jornada de trabalho.
Os resultados obtidos devem orientar as próximas etapas do Programa de Pós-Graduação da ESMPU, inclusive a definição de temáticas, modalidades e diretrizes operacionais para os cursos.
Seleção de propostas de especializações para 2026 – A ESMPU já iniciou o processo seletivo de propostas de cursos de especialização para compor o Programa de Pós-Graduação no próximo ano. A chamada é voltada, exclusivamente, a membros e servidores do MPU com titulação de mestre ou doutor reconhecida no Brasil. Os projetos devem ser preenchidos conforme formulário aberto e encaminhados até 20 de julho, por e-mail, seguindo as instruções do edital.
Programa de Pós-Graduação – Com foco na formação profissional e no fomento à iniciação científica no âmbito do MPU, a ESMPU possui um Programa de Pós-Graduação que oferece cursos lato sensu e stricto sensu. A iniciativa visa formar especialistas e pesquisadores capazes de aprofundar o conhecimento e contribuir para o fortalecimento das atividades institucionais. Atualmente, estão em andamento nove turmas de especialização e quatro de mestrado, sendo duas em Direito, pela Universidade Católica de Brasília (UCB), e duas em Administração Pública, pela Universidade de Brasília (UnB).
Matérias relacionadas:
16.6.2025 - ESMPU seleciona propostas de cursos de especialização para Programa de Pós-Graduação 2026
5.6.2025 - Programa de Pós-Graduação: prazo para responder à pesquisa de interesse é estendido
28.5.2025 - ESMPU lança pesquisa para mapear interesse em cursos de pós-graduação para 2026
Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300