ESMPU e UMinho promovem 2º Seminário Internacional Brasil-Portugal sobre criminalidade virtual

Primeira etapa será realizada em 22 e 23 de abril na cidade de Braga. Segundo encontro ocorre na sede da ESMPU, em Brasília, nos dias 24 e 25 de junho, com transmissão pelo YouTube
publicado: 19/04/2024 10h42 última modificação: 19/04/2024 10h42
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com a Universidade do Minho (UMinho), promove o 2º Seminário Internacional “Cibersegurança, cibercriminalidade e criminalidade organizada e transnacional – Brasília/Braga”. A atividade acadêmica ocorre em duas etapas independentes. A primeira será realizada em Braga nos dias 22 e 23 de abril. A segunda, na sede da ESMPU, em Brasília, nos dias 24 e 25 de junho, com transmissão pelo canal da ESMPU no YouTube. Interessados em participar presencialmente podem se inscrever até 14 de junho (inscreva-se). O prazo de inscrição para participação virtual segue até o dia do evento (inscreva-se).

Foram disponibilizadas 60 vagas para a etapa sediada em Brasília, direcionadas para participação presencial de membros e servidores do Ministério Público Federal (MPF). As vagas para participação on-line são ilimitadas e abertas ao público externo. Com 11 horas-aula, o objetivo da atividade acadêmica é discutir como os Estados devem atuar, por meio de suas instituições e agentes, diante das graves ameaças trazidas pelos crimes virtuais de escala internacional, bem como conhecer os normativos jurídicos aplicáveis. Não haverá custeio da ESMPU para a participação.

O orientador pedagógico e um dos capacitadores do seminário é o subprocurador-geral da República Artur Gueiros, pós-doutor em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra. O evento contará ainda com a participação de docentes convidados da Universidade do Minho, além de integrantes do Ministério Público Federal (MPF). Confira a programação.

Os candidatos serão selecionados por classificação e/ou indicação, conforme projeto pedagógico. Terão preferência aqueles que atuem em matéria relacionada ao tema do curso e que não tenham participado de outra atividade acadêmica oferecida pela ESMPU no ano letivo. O certificado será emitido pela ESMPU ao participante que realizar o credenciamento na entrada do evento.

Acordo de cooperação – Em março de 2022, durante o primeiro seminário sobre a temática, a ESMPU e a Universidade do Minho assinaram acordo de cooperação com vistas a ampliar o diálogo e o intercâmbio interinstitucionais. A parceria visa, ainda, permitir investigações em campos específicos.

Consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br para mais informações.

Atividade: 2º seminário internacional “Cibersegurança, cibercriminalidade e criminalidade organizada transnacional – Brasília/Braga”
Inscrição: até as 12h de 14 de junho (presencial); até o dia do evento (EaD)
Período de realização: 24 e 25 de junho; das 9h às 16h, no primeiro dia; e das 9h30 às 15h30, no segundo
Modalidade: presencial, com transmissão pelo YouTube