ESMPU está a um passo de alcançar nível máximo em maturidade digital, diz relatório

Resultado do 2º Diagnóstico de Maturidade Digital mostra perfil da instituição e propõe ações de melhoria
publicado: 23/02/2022 17h20 última modificação: 11/04/2022 18h53

Atuar quebrando as barreiras setoriais tradicionais, utilizando-se da estratégia digital para alcançar seu público com maior efetividade. Esse é o nível de maturidade digital que se espera da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), conforme revelou o 2º Diagnóstico de Maturidade Digital aplicado em janeiro deste ano na instituição. De acordo com o documento, a ESMPU possui o perfil “Colaborador” e está a um passo de alcançar o nível máximo de maturidade digital de uma organização. Confira o resultado do diagnóstico.

Conduzida pela Assessoria de Estratégia e Inovação Institucional da ESMPU (Assein), a pesquisa foi respondida pelos colaboradores investidos em cargos de gestão ou de assessoria e obteve 74% de respondência. De acordo com a metodologia utilizada, organizações que obtêm o perfil “Colaborador” são significativamente mais aptas a colaborar, interna e externamente, nas práticas de inovação digital do que as do perfil imediatamente anterior, o “Aderente”, no qual a ESMPU foi classificada no primeiro diagnóstico realizado em 2020. Os dados apontam que os gestores da instituição perceberam avanços na transformação digital da Escola.

O documento indica, ainda, que para a ESMPU aumentar sua maturidade digital e alcançar nível máximo, é preciso investir mais em ações voltadas para a melhoria da experiência do usuário e estratégias digitais que criem proximidade com seu público. A mesma constatação foi identificada em 2020, no âmbito do projeto que utilizou a abordagem do design etnográfico para compreender as necessidades e os anseios dos usuários da instituição e que resultou, entre outros produtos, no Mapa de Demandas do Usuário e no Plano de Ação para Implementação de Ideias.

Segundo a Assein, os avanços e a transformação digital da Escola decorrem de inúmeros projetos e iniciativas inovadoras realizadas nos últimos dois anos, como a implementação do Programa Estratégico de Transformação Digital e o aperfeiçoamento da plataforma ESMPU Digital.

Próximos passos – Além da continuidade do Programa Estratégico de Transformação Digital, que terá nova fase em 2022, a Assein sugere o envolvimento dos gestores e líderes das diferentes áreas da ESMPU para que construam iniciativas setoriais e estratégicas baseadas no Plano de Ação para Implementação de Ideias, que lista as principais demandas de discentes e docentes da Escola.

Confira o relatório na íntegra.