Notícias

ESMPU estreita laços de cooperação com Ministérios Públicos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Em visita à Escola, membros do MP de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique conheceram as instalações da instituição e destacaram a relevância do diálogo jurídico internacional
publicado: 26/11/2024 21h16 última modificação: 27/11/2024 14h17
Exibir carrossel de imagens Durante a visita institucional, as autoridades destacaram a importância da troca de experiências e boas práticas.

Durante a visita institucional, as autoridades destacaram a importância da troca de experiências e boas práticas.

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) recepcionou, nesta semana, membros dos Ministérios Públicos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique. Durante a visita institucional, as autoridades destacaram a importância da troca de experiências e boas práticas, bem como o fortalecimento do diálogo jurídico internacional.

A comitiva está no Brasil para participar do “2º Seminário Diálogos sobre os desafios contemporâneos dos Ministérios Públicos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Os desafios da cooperação internacional”, realizado nos dias 25 e 26 de novembro, com transmissão ao vivo pelo canal da ESMPU no YouTube. Até amanhã (28/11), os participantes ainda integram oficinas e análises de casos práticos.

Nesta terça-feira, a diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho, recepcionou os procuradores Adalberto Luacuti (Angola), Heidmilson Federico e Elisa Mendes (Cabo Verde), Nazimo Mussá (Moçambique) e Teresa da Silva (Guiné-Bissau). Durante a visita às instalações acadêmicas e administrativas, Branquinho ressaltou o compromisso da Escola em intensificar o diálogo técnico e científico com os países da CPLP, visando ao aperfeiçoamento contínuo de membros e servidores.

A diretora também destacou outras iniciativas internacionais da ESMPU, como os projetos em parceria com a Corte Interamericana de Direitos Humanos, que reforçam a atuação estratégica da Escola em temas globais e na defesa dos direitos fundamentais.

Os visitantes elogiaram a infraestrutura da instituição e a qualidade das atividades acadêmicas promovidas, reconhecendo a ESMPU como um espaço de excelência e inovação no âmbito do Ministério Público brasileiro. A visita contou, ainda, com a participação do procurador regional da República João Akira Omoto, um dos orientadores pedagógicos do seminário.

Leia mais

 25.11.2024 - Ministérios Públicos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa discutem cooperação jurídica internacional

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300