ESMPU obtém avaliação positiva em 2021

Relatório de Autoavaliação Institucional revela que dimensões avaliadas receberam pontuação melhor do que em 2020, com destaque para os serviços de divulgação e a qualidade técnica das atividades remotas
publicado: 23/05/2022 17h44 última modificação: 24/05/2022 15h17
Ilustração

A avaliação da atuação institucional da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) relativa a 2021 obteve melhor pontuação quando comparada ao ano anterior, conforme aponta o Relatório de Autoavaliação Institucional. Dos 878 respondentes – divididos entre docentes (115), discentes (437), público externo (280) e corpo técnico (46) –, cerca de 60% avaliaram os quesitos apresentados como ótimo ou bom. Em 2020, esse número foi um pouco superior a 50%. A pesquisa também teve aumento na amostra de respondentes: 40% a mais de participação.

O índice leva em consideração a média dos resultados obtidos nas cinco dimensões dos instrumentos de avaliação do Ministério da Educação (MEC): planejamento e desenvolvimento institucional, gestão institucional, corpo social, desenvolvimento profissional e infraestrutura. Em todos os quesitos houve aumento da avaliação positiva da ESMPU em relação ao ano anterior.

As dimensões que tiveram maior aumento de nota foram planejamento e desenvolvimento social e corpo social, com 13 e 12 pontos percentuais, respectivamente. A nota foi puxada pela boa avaliação da qualidade da oferta de cursos para capacitação como docente e pela satisfação com a compatibilidade entre os objetivos institucionais presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e as ações desenvolvidas pela ESMPU.

Destaque – Os melhores serviços avaliados pelo corpo acadêmico, com mais de 80% de satisfação, relacionaram-se às áreas de comunicação e recursos técnicos para as atividades remotas. Destacam-se a satisfação com os canais de comunicação de divulgação das atividades acadêmicas, a qualidade do site e da comunicação interna , além dos recursos audiovisuais ofertados nos cursos e das plataformas dos cursos a distância. Em 2021, a ESMPU realizou 189 atividades acadêmicas: 39 de extensão, 133 de aperfeiçoamento, 8 acordos de cooperação, 2 especializações, 2 mestrados e 5 Cursos de Ingresso e Vitaliciamento (CIV).

Comissão Própria de Avaliação – A pesquisa foi aplicada de 16 a 22 de março de 2022. Conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), além de atender a exigências legais, a avaliação possibilita identificar as necessidades de aperfeiçoamento e serve de subsídio para o planejamento das atividades acadêmicas.

A CPA é um órgão independente da ESMPU com autonomia para conduzir os processos de avaliação institucionais. É composta por oito membros, com mandato de dois anos, que representam todos os segmentos da comunidade acadêmica: docente, discente, corpo técnico-administrativo da ESMPU e dos Centros de Apoio e sociedade civil. Para saber mais, acesse http://escola.mpu.mp.br/cpa.

Confira aqui o relatório.