ESMPU oferece sete novas capacitações na modalidade Cursos Livres

No total, são 29 atividades gratuitas, abertas à sociedade e com direito à certificação. Não há necessidade de inscrição prévia
publicado: 09/04/2024 16h11 última modificação: 10/04/2024 13h36
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) incluiu mais sete capacitações na modalidade Cursos Livres. As atividades acadêmicas abordam temáticas diversas como acessibilidade, segurança pública, planejamento, trabalho escravo e direitos humanos. No total, são 29 cursos gratuitos, abertos à sociedade e que conferem certificado. Clique aqui para acessar.

Além dos cursos sobre a nova Lei de Licitações disponibilizados no início do ano letivo, foram incluídos os seguintes: (1) “Análise econômica do Direito e Teoria dos Jogos”;  (2) “A acessibilidade e a atuação do Ministério Público”; (3) “Segurança Pública e Atenção às Pessoas Vítimas de Crimes”; (4) “Planejamento de negociações eficazes”; (5) “Atuação dos profissionais da rede de acolhimento e atendimento social das vítimas de trabalho escravo”; (6) “Direitos Humanos, tratados internacionais e o controle de convencionalidade na prática do sistema de justiça brasileiro”; e (7) “Técnicas de atuação judicial e extrajudicial para inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”.

As capacitações são virtuais, abertas a todos os públicos e não possuem período de inscrição determinado. Os interessados podem se inscrever a qualquer tempo em cursos de diferentes áreas do conhecimento e realizar as atividades no seu próprio ritmo, com autonomia e flexibilidade.

Inscrição – Para acessar os cursos livres oferecidos pela ESMPU, basta clicar no ícone “Inscrição” no portal da Escola. As atividades estão localizadas na aba “Cursos Livres”. As capacitações dão direito a certificação para quem obtiver percentual mínimo de aproveitamento de 60%.

Cursos livres – Desde agosto de 2021, a ESMPU oferece atividades acadêmicas abertas à sociedade, no formato EaD, com direito à certificação. As capacitações são realizadas por plataforma de videoconferência ou transmissão de vídeo. A iniciativa faz parte do contínuo processo de universalizar e democratizar o conhecimento e de promover conteúdo de qualidade acessível a todos.

Para os servidores do MPU, os cursos livres contam como adicional de qualificação. A cada conjunto de ações de treinamento de, pelo menos, 120 horas, o servidor faz jus a um adicional de 2,5% sobre o vencimento básico, observado o limite máximo de 5%.

19.2.2024 - Conheça o catálogo de cursos livres para 2024