Notícias
ESMPU promove 3ª edição da Semana de Capacitação Interna
Uma semana inteira de aprendizado e aperfeiçoamento. De 2 a 6 de fevereiro, o corpo técnico da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) participou da 3ª edição da Semana de Capacitação Interna. O treinamento abordou temas transversais e específicos, a fim de aprimorar as competências profissionais e tratar de assuntos centrais para a atuação institucional. Confira as [ fotos do evento ].
Os dois primeiros dias foram dedicados a temas transversais, como sentido do trabalho, comunicação estratégica, segurança digital, sustentabilidade, e ética e integridade. Nos três últimos, foram abordados temas específicos de acordo com as necessidades de capacitação das áreas, como contratações sustentáveis, desenvolvimento de líderes, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os sistemas SEI e Microsoft Teams.
Balanço 2025 – Na abertura da atividade, a diretora-geral, Raquel Branquinho, destacou as conquistas de 2025, ano em que a ESMPU atingiu a maior execução orçamentária de sua história: 92,6%. “Avançamos bastante em relação aos anos anteriores. Estamos aprendendo com os nossos erros e buscando melhorar os nossos fluxos e processos de trabalho”, comemorou. Acesse o [ Balanço 2025 ].
Branquinho acrescentou os avanços na expansão acadêmica, na produção científica e na adoção de práticas de gestão. Ela também destacou o papel da Plataforma Aprender e a busca por acordos de cooperação que sejam exequíveis e tragam benefícios para a instituição. “Temos fomentado importantes diálogos com universidades, professores e instituições de outros países. Inclusive, esses acordos têm permitido a participação de professores estrangeiros nos cursos de pós-graduação. A ESMPU tem sido colocada no centro do debate de referência para o Brasil e o exterior”, completou.
Trabalho com sentido – A palestra inaugural teve como tema “O trabalho com sentido: relações, limites e qualidade de vida”, ministrada pela especialista em Psicologia Positiva Isabela Medeiros de Carvalho. A servidora do MPT destacou a importância da perspectiva do trabalho com significado, valioso e digno de investimento pessoal. Acesse a apresentação da palestra [ O trabalho com sentido ].
“O trabalho precisa sair do automático e passar para o consciente. Não temos como falar em qualidade de vida no trabalho, trabalho com sentido, se não entendermos o que estamos fazendo aqui. O principal potencial das instituições é o capital humano”, pontuou. Conforme explicou, esse sentido está relacionado à coerência com os valores pessoais, ao que se atribui como relevante e a quanto esse trabalho permite a extensão de si.
Destaques – Outros destaques da capacitação foram as palestras sobre golpe digital e ética e integridade. O analista de TI do CNMP Diego Albuquerque discorreu sobre a engenharia social por trás dos cibercrimes. “A engenharia social é a arte de manipular os indivíduos em suas fragilidades, seja curiosidade, ganância, medo, fé, prazer ou cobiça. Atualmente, 88% dos ataques começam por erros humanos”, alertou.
O especialista em Compliance e Gestão de Riscos Daniel Perelli Lança, abordou a ética e a integridade como instrumentos da gestão de riscos. “Se a decisão for investir em segurança, como aprimorar sistemas de vigilância, instalar câmeras de alta tecnologia e aumentar o efetivo policial, é possível que criminosos se tornem mais sofisticados em suas ações. A criminalidade pode se adaptar, desenvolvendo novas formas de fraude e roubo, enquanto os esforços de combate ao crime podem parecer insuficientes”. Para ele, a solução não está em maior controle, mas, principalmente, em estabelecer um sistema de confiança.
Programa Permanente de Capacitação – A partir de agora, a Semana de Capacitação Interna está regulamentada. A ESMPU instituiu o Programa Permanente de Capacitação voltado ao aprimoramento das competências técnicas, gerenciais e acadêmicas do corpo técnico e dos docentes da instituição. Para o público interno, serão realizadas duas edições anuais de atividades formativas, com palestras, oficinas e cursos. A primeira deve ocorrer, preferencialmente, em fevereiro, antes do início do calendário letivo, com duração de cinco dias; e a segunda, no início de agosto, com duração de três dias. Mais informações sobre o [ Programa Permanente de Capacitação ].
Leia mais
9.2.2025 – ESMPU institui Programa Permanente de Capacitação
Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300