ESMPU promove debate sobre a publicação "Feminicídios: indicativos para a construção de políticas públicas de prevenção"

Encontro presencial será realizado em 16 de junho, das 17h às 19h, na sede da ESMPU, em Brasília. Debate é aberto à sociedade
publicado: 02/06/2023 17h20 última modificação: 13/06/2023 10h00
ilustração

[Atualizada em 13.6.2023] No final de abril, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) publicou a coletânea “Feminicídios – indicativos para a construção de políticas públicas de prevenção”, resultado de projeto de pesquisa que se empenhou em compreender os primeiros anos de implementação da Lei de Feminicídio no Distrito Federal. A fim de promover reflexão sobre o tema, será realizado, em 16 de junho, das 17h às 19h, seminário presencial para discutir o tema, com transmissão pelo YouTube. As inscrições podem ser feitas até as 12h de 15 de junho. Inscreva-se.

O orientador pedagógico da atividade acadêmica é o organizador da obra, o promotor de Justiça Thiago Pierobom. As expositoras que vão participar do debate são as pesquisadoras Marcela Medeiros, Ana Paula Antunes, Luciana Britto, Alice Bianchini e Pagu Rodrigues.

Foram disponibilizadas cem vagas. Terão prioridade os candidatos que atuem em matéria relacionada ao tema do curso e que não tenham participado de outra atividade acadêmica no ano letivo. A certificação será emitida para o participante que assistir ao seminário e realizar o credenciamento na entrada do evento.

Pesquisa – Pela primeira vez, um estudo no Brasil recuperou o itinerário processual de vítimas e réus anteriores ao feminicídio, combinados à busca por atendimento de saúde e informações fornecidas por familiares. Assim, demonstrou-se que havia violência prévia em todos os casos, ainda que apenas 23% das mulheres tivessem registrado ocorrência policial. Nos casos em que as medidas protetivas solicitadas foram indeferidas, há evidências de que as mulheres voltaram a sofrer violência, mas não tentaram realizar nova denúncia.

Sessão de autógrafos - Ao final do seminário,  integrantes do projeto de pesquisa farão uma sessão de autógrafos. A ESMPU disponibilizou 90 exemplares da obra para distribuição.

Para mais informações, consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: Seminário presencial "Debate sobre a coletânea da ESMPU Feminicídios – indicativos para a construção de políticas públicas de prevenção"
Inscrição: até as 12h de 15 de junho (inscreva-se)
Período de realização: 16 de junho, das 17h às 19h
Modalidade: presencial