ESMPU regulamenta Política de Gestão de Pessoas

Iniciativa visa estabelecer parâmetros normativos e institucionais compatíveis com o desenvolvimento contínuo de conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores
publicado: 04/04/2022 12h32 última modificação: 04/04/2022 12h32
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) instituiu a sua Política de Gestão de Pessoas (Portaria n. 38/2022). A iniciativa visa estabelecer parâmetros normativos e institucionais compatíveis com o desenvolvimento contínuo de conhecimentos, habilidades e atitudes de seus integrantes para fortalecer a gestão de pessoas no ambiente institucional.

O documento aplica-se a membros, servidores, estagiários, terceirizados e demais colaboradores da Escola. A Diretoria-Geral (Dirge), em parceria com a Secretaria de Administração (SA), deve executar, de modo coordenado e alinhado, ações e processos que visem à implementação da política em todas as unidades da ESMPU.

Diretrizes – Entre as diretrizes está a adoção de práticas que visem ao desenvolvimento contínuo, valorização, retenção de talentos e promoção de um ambiente de realização profissional. A racionalização e a otimização do planejamento e da execução orçamentária, conforme as necessidades da Administração, o interesse público e a adoção de metodologias e processos para garantir a proteção dos dados pessoais também serão os guias da gestão de pessoas da ESMPU.

Princípios – A política tem entre os seus princípios alinhar-se à missão, visão, cadeia de valor e objetivos organizacionais. Também tem como base a adoção do modelo de gestão por competências e de gestão participativa; a construção de um ambiente profissional humanizado; a governança na gestão da informação de pessoas; a promoção da saúde e do bem-estar no trabalho; o respeito e a valorização das pessoas; bem como a integração e a acessibilidade laboral e a disseminação do conhecimento a fim de promover aprendizagem contínua.

O monitoramento, a avaliação e o controle da Política de Gestão de Pessoas serão realizados em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da ESMPU (PDI 2020-2024); com o planejamento de gestão de pessoas, que envolve as perspectivas das pessoas, do alinhamento institucional e dos processos internos; e com as legislações vigentes sobre o tema na Administração Pública.