InovaEscola abre as portas para se tornar um espaço coworking

Iniciativa visa aprimorar a colaboração e a troca de experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade, além de fortalecer o papel da ESMPU no ecossistema do Ministério Público
publicado: 28/09/2022 12h40 última modificação: 29/09/2022 18h02
Foto: Divulgação/ESMPU

[Atualizado em 29.9.2022] Estudos demonstram a importância do contexto ambiental no desenvolvimento da criatividade. Com essa premissa, foi criado o projeto arquitetônico do InovaEscola, Laboratório de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Agora, o espaço abre as portas para se tornar também um coworking: um local compartilhado de trabalho para aprimorar a cooperação, a colaboração e a troca de experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Confira o guia de informações rápidas e as recomendações de uso.

O espaço do InovaEscola nasceu para ser, essencialmente, um local de atividades acadêmicas não convencionais, baseadas na andragogia para a produção de conhecimento. Com a pandemia de Covid-19, as necessidades da comunidade acadêmica passaram a ser atendidas, em sua maioria, a partir de atividades remotas. Desse modo, utilizá-lo também como coworking permite ampliar as possibilidades de networking, conexão e comunicação.

Benefícios – O espaço coworking busca oferecer um ambiente que seja estimulante e criativo para o trabalho. A estrutura funcional e atrativa permite conectar diferentes pessoas, desenvolver e disseminar conteúdos, bem como realizar trocas e conexões por meio de workshops, palestras, eventos e vivências. Além disso, promove a eficiência na gestão e uso dos espaços públicos da ESMPU.

A iniciativa também atende os princípios do Manifesto Inova Ministério Público. O documento é uma proposta de agenda comum de inovação para o MP, construída e aprovada, de forma coletiva, por membros e servidores. As declarações transmitem os valores orientadores da transformação ministerial para atender às necessidades da sociedade em um contexto de profundas e aceleradas mudanças, motivadas pela complexidade, incerteza, volatilidade e ambiguidade da contemporaneidade, além de aproximar a instituição do cidadão.

InovaEscola – Criado em junho de 2020, o InovaEscola nasceu com o propósito de fomentar o amadurecimento e a consolidação da cultura de inovação no âmbito da ESMPU e do Ministério Público por meio da aprendizagem, atualização, experimentação, cooperação e compartilhamento de conteúdos, projetos, experiências e boas práticas.

A visão do InovaEscola é ser reconhecido como um hub de desenvolvimento, integração e aperfeiçoamento das funções constitucionais do MPU, com foco na inovação. O laboratório funciona como célula irradiadora de fomento, experimentação e articulação da inovação humana, de processos e tecnologia, sempre com foco na entrega de valor para a sociedade.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3553-5357 ou pelo e-mail lia@escola.mpu.mp.br

Espaço coworking InovaEscola
Local: SGAS 603, lote 22, sala  110 – ESMPU
Horário: das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira
Não é necessário agendamento prévio, apenas um breve cadastro na recepção.