Inscrições abertas para segunda etapa do seminário internacional Brasil-Portugal sobre criminalidade virtual

Encontro presencial será em Braga (Portugal) nos dias 26 e 27 de abril. Não haverá custeio para participação
publicado: 01/04/2022 11h36 última modificação: 04/04/2022 18h43
Ilustração

[Atualizado em 4.4.2022] Estão abertas as inscrições, até as 12h de 14 de abril, para a segunda etapa do seminário internacional “Cibersegurança, cibercriminalidade e criminalidade organizada transnacional – Brasília/Braga". A atividade, promovida pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) em parceria com a Universidade do Minho (UMinho), será realizada nos dias 26 e 27 de abril em Braga (Portugal). A primeira etapa ocorreu em Brasília, em 31 de março. Inscreva-se.

O seminário será presencial e não haverá custeio da ESMPU para participação. Foram disponibilizadas 50 vagas. A atividade tem como público-alvo membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do Conselho Nacional do MP (CNMP), além de magistrados, agentes da Justiça, acadêmicos e estudantes de Direito. O objetivo é discutir como os Estados devem atuar, por meio de suas instituições e agentes, diante das graves ameaças trazidas pelos crimes virtuais de escala internacional, bem como conhecer os normativos aplicáveis.

Os candidatos serão selecionados por sorteio eletrônico. Terão preferência aqueles que atuem em matéria relacionada ao tema do curso e que não tenham participado de outra atividade acadêmica oferecida pela ESMPU no ano letivo. O certificado será emitido pela Universidade do Minho participante que obtiver frequência mínima de 85%. O evento será transmitido pelo canal da Universidade no YouTube, sem direito à certificação.

O orientador pedagógico do seminário é o diretor-geral da ESMPU, Alcides Martins​, que também será um dos expositores. O evento contará ainda com o procurador-geral da República, Augusto Aras; o secretário de Educação, Conhecimento e Inovação da ESMPU, Carlos Vinícius Alves Ribeiro; o procurador regional da República Artur Gueiros; os delegados da Polícia Civil do Estado de Goiás Sabrina Leles e Vytautas Fabiano Silva Zumas; e os docentes da Universidade do Minho Mário Ferreira Monte e Pedro Jacob Morais.

Protocolo de cooperação – Durante o evento em Braga, será assinado o protocolo de cooperação entre a ESMPU e a Universidade do Minho. Das intervenções haverá uma publicação conjunta.

Para mais informações, consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: Seminário internacional “Cibersegurança, cibercriminalidade e criminalidade organizada transnacional – Brasília/Braga
Inscrição: até as 12h de 14 de abril (inscreva-se)
Período de realização: 26 e 27 de abril
Local: Escola de Direito da Universidade do Minho, em Braga (Portugal)