Primeiro catálogo de 2023 celebra Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Publicação busca fortalecer o compromisso global com a igualdade de gênero e reafirmar a importância da pesquisa científica feita por mulheres
publicado: 10/02/2023 12h35 última modificação: 17/04/2024 15h32
Ilustração

A Biblioteca da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com a Divisão de Desenvolvimento Científico (Didec), apresenta o sétimo catálogo de obras do seu acervo físico e digital para a comunidade acadêmica. Nesta curadoria, a primeira de 2023, celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data, comemorada em 11 de fevereiro, foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2015, a fim de promover o fortalecimento do compromisso global com a igualdade de direitos entre homens e mulheres, principalmente do ponto de vista da educação. Acesse aqui.

Esta edição apresenta 7 artigos científicos, 36 livros impressos, 5 capítulos de livros e 9 trabalhos de conclusão de curso – todos produzidos por pesquisadoras. Os livros e os capítulos contam com as respectivas imagens de capa, referências bibliográficas e localização na Biblioteca da ESMPU. Os artigos e os trabalhos de conclusão de curso contam com as referências e QR Codes com o endereço eletrônico para que possam ser acessados. O catálogo encontra-se disponível na página Pesquisa e conhecimento e no acervo online da Biblioteca

A curadoria contemplou nomes como o das docentes Geisa de Assis Rodrigues e Zélia Luiza Pierdoná e das membras do MPU Sandra Cureau, Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, Ela Wiecko de Castilho e Deborah Duprat. O catálogo não é exaustivo, isto é, não inclui todas as publicações sobre a temática constantes do acervo da Biblioteca. O acesso às obras virtuais é franqueado aos discentes, docentes, membros e servidores da ESMPU; já as obras físicas estão disponíveis para toda a comunidade do MPU.

Mulheres inspiradoras – A última parte do catálogo foi dedicada à indicação de pesquisas feitas por mulheres que contribuíram para o avanço da ciência na ESMPU. Entre os trabalhos selecionados estão diversas temáticas, como direito à comunicação, atuação resolutiva do Ministério Público, violência doméstica e familiar contra a mulher e crimes contra a Administração Pública.

Pesquisa e conhecimento – Para facilitar a consulta de pesquisas e publicações científicas produzidas pela ESMPU, a instituição possui uma área específica no site. Na página, é possível conferir as edições da Série Pesquisas, do Boletim Científico, além de editais abertos, como o da Revista da ESMPU. Na aba Novidades, há dicas e notícias relacionadas ao tema.

Serviço da Biblioteca – Os principais serviços ofertados atualmente pela Biblioteca são a biblioteca digital, destinada à comunidade acadêmica; a pesquisa bibliográfica; a elaboração e divulgação do Boletim de Novas Aquisições Bibliográficas; a aquisição e disponibilização de materiais bibliográficos impressos e digitais, com base nas bibliografias dos cursos ministrados pela Escola e na demanda dos usuários; além da elaboração de fichas catalográficas das obras editadas pela ESMPU. O espaço está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h45. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail nubip@escola.mpu.mp.br.
Acesse o catálogo.