Notícias

TEDxESMPU: chegou a hora! Compartilhe sua ideia com o mundo

Começou a seleção de palestrantes para um dos maiores eventos de arte, cultura e entretenimento do mundo. Inscrições até as 23h59 de 2 de setembro
publicado: 29/08/2022 09h12 última modificação: 31/08/2022 10h19

[Atualizado em 31.8.2022] - É hora de mergulhar em suas pesquisas, jornadas e histórias para compartilhar com o mundo aquela ideia impactante e única, de forma isenta, franca, honesta, racional, democrática e humana. Começou a seleção dos palestrantes para o TEDxESMPU: as inscrições vão até as 23h59 de 2 de setembro. A conferência será realizada em 23 de novembro na sede da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília. Confira o edital

Com o tema âncora “De volta para o futuro”, o TEDxESMPU convida o Ministério Público brasileiro a disseminar ideias com potencial de transformar o mundo em um lugar melhor, estimulando possibilidades de reflexão e mudanças de pensamento. O evento pretende colocar em perspectiva os futuros possíveis e desejáveis apresentados de forma interseccional e transdisciplinar pelas diversas áreas de interesse da sociedade, como as ciências exatas e humanas, a filosofia, as artes e a cultura. 

Quem pode participar – Podem participar da seleção do TEDxESMPU todos os colaboradores do Ministério Público brasileiro que integram a comunidade acadêmica da ESMPU. 

Seleção – A finalidade do evento é compartilhar ideias inéditas e de impacto. Desse modo, a seleção dos palestrantes deve atender aos dez critérios da organização do TED: ideias originais; relevantes; únicas; inspiradoras e que necessitam ser defendidas; que tenham mensagem clara e de impacto; que mudem percepções; que guardem relação com o tema e os valores do TEDxESMPU; que tenham potencial de engajamento; e que pertençam a um candidato com performance e capacidade para apresentá-las de forma objetiva e instigante.

As propostas serão submetidas a um conselho curador, formado por integrantes anônimos, que avaliarão se as ideias atendem aos critérios elencados. Serão desclassificados conteúdos comerciais, agendas de teor religioso e político ou retóricas inflamadas e ideias pseudocientíficas.

Preparação – Os selecionados participarão de uma preparação para que consigam estruturar as suas apresentações na metodologia de palestras TED. O treinamento consistirá em duas etapas: a primeira, com duas aulas de quatro horas cada, nos dias 26 e 27 de setembro. A segunda terá dez horas de treinamento individualizado, entre os meses de setembro, outubro e novembro, ambas de forma remota.

TED e TEDx – Do acrônimo Technology, Entertainment and Design, o TED é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de disseminar ideias por meio das talks, ou, em português, conversas. O modelo de palestras curtas, de até 18 minutos e de grande impacto, nasceu em 1984, nos Estados Unidos. Atualmente, são realizadas duas conferências TED anuais, na Califórnia (EUA), com a participação dos principais pensadores e realizadores do mundo. 

Com o espírito de espalhar “ideias que merecem ser compartilhadas”, o TED, em 2009, criou um programa de eventos locais chamado TEDx, organizado autonomamente, que reúne pessoas para compartilhar experiências semelhantes ao TED.

O TEDxESMPU tem como organizadora licenciada a assessora-chefe de Estratégia e Inovação, Lígia Maria Lopes Reis, e como coorganizador o consultor Caetano Tona.

Confira o edital.
Acesse aqui o formulário.

Notícia relacionada

24.8.2022 – Organizadores do TEDxESMPU dão detalhes da superprodução 
9.8.2022 – Tem uma ideia interessante e quer dividi-la com o mundo? Vem aí o TEDxESMPU

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300