TEDxESMPU Countdown: palestras estão disponíveis na plataforma e no YouTube do TEDx Talks

Doze speakers e vários artistas participaram da segunda edição do TEDxESMPU em 30 de agosto de 2023. Agora você pode assistir às palestras e apresentações musicais sobre ideias inspiradoras com potencial de transformar realidades
publicado: 20/11/2023 14h03 última modificação: 20/11/2023 14h06
ilustração

A segunda edição do TEDxESMPU, realizada em 30 de agosto de 2023, trouxe para o centro do debate reflexões sobre meio ambiente, gestão dos recursos naturais, regeneração dos ecossistemas, enfim, o futuro do planeta Terra. Com o tema âncora “Light up our tomorrow” (“Lançar luzes sobre o nosso amanhã”), a conferência discutiu, com música, palestra, exposição, roda de conversa, performance e intervenção artística, como as ações dos indivíduos impactam a vida social, urbana, dos biomas, da fauna e da flora.

Agora você pode assistir a tudo o que aconteceu no palco do TEDxESMPU Countdown! As palestras e apresentações musicais estão disponíveis no site do TEDxESMPU, na plataforma e no canal do YouTube do TEDx Talks. Foram compartilhadas jornadas e experiências sob perspectivas transdisciplinares, incentivando a promoção de ideias valiosas, de forma isenta, franca, racional, democrática e colaborativa.

Os speakers, escolhidos por edital e convidados, trouxeram novas vozes e olhares, além de conexão com a realidade contemporânea. Foram eles: a empreendedora Ana Carolina Rosignoli, os promotores de Justiça Erick Fernandes e Lorena Carvalho, o empresário Francisco Costa e Silva, o futurista Gilberto Lima Junior, a engenheira florestal Ana Euler, a jornalista Andréia Louback, a cocriadora da Filha do Sol Flávia Maia, as professoras Gabriela Di Giulio e Sandra Benites Guarani Nhandewa, o biólogo Leo Lanna e o designer naturalista Lvcas Fiat.

Atrações musicais – As três apresentações musicais da conferência também estão disponíveis: o show de abertura do cantor e musicista Conrado Pera; a performance da flautista Valéria Bittar “Sopros anticoloniais: cartografia de flautas no território brasileiro”; e a apresentação de encerramento da cantora Emília Monteiro, servidora da ESMPU.

TED e TEDx – Do acrônimo technology, entertainment and design, o TED é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de disseminar ideias por meio de conversas (talks). O modelo de palestras curtas, de até 18 minutos e de grande impacto, nasceu em 1984, nos Estados Unidos. Com o espírito de espalhar “ideias que merecem ser compartilhadas”, surgiu em 2009 o programa de eventos locais, TEDx, organizado autonomamente.

Confira as palestras e apresentações:

Ana Carolina Rosignoli – Quais histórias suas roupas contam?
Erick Fernandes – O papel do Ministério Público e a crise climática
Lorena Carvalho – Uma solução na prevenção e combate a incêndios
Francisco Costa e Silva – Negócios contra o status quo
Gilberto Lima Junior – Impactos Sociais e Ambientais das Tecnologias
Ana Euler – Uma nova economia para a Amazônia
Andréia Louback – Quem precisa de justiça climática?
Flávia Maia – E se o amor definir a nova geração de líderes climáticos?
Gabriela Di Giulio – Mudanças climáticas e as cidades brasileiras
Sandra Benites Guarani Nhandewa – A tradição indígena e a crise climática
Leo Lanna e Lvcas Fiat – A biodiversidade de uma floresta no escuro
Valéria Bittar – Sopros anticoloniais: cartografia de flautas no território brasileiro (performance)