Notícias

Vem aí a 1ª Semana de Inovação da ESMPU

Nomes de peso como Tiago Mattos e Ligia Zotini vão apresentar as tendências e as possibilidades de inovação para transformar o MP. As atividades serão nos dias 7, 8 e 9 de junho pelo canal da ESMPU no YouTube
publicado: 25/05/2022 16h59 última modificação: 02/06/2022 17h29
Ilustração

Ilustração

[Atualizado em 2.6.2022] Para marcar os dois anos de existência, o InovaEscola – Laboratório de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) – realiza a primeira edição da Semana de Inovação da ESMPU. Em formato de programa de extensão, serão seis palestras com nomes conhecidos pelo grande público. A proposta é oferecer aos usuários da Escola conteúdo de ponta e impacto voltados a tendência e inovação em serviços. A atividade acadêmica é gratuita e aberta à sociedade.

Os encontros virtuais serão nos dias 7, 8 e 9 de junho, das 14h30 às 17h, com transmissão pelo canal da ESMPU no YouTube. Serão duas palestras por dia – confira aqui a programação completa. Haverá certificação individual por palestra, com a disponibilização de um link ao final de cada uma. Inscreva-se.

Entre os palestrantes estão Tiago Mattos e Ligia Zotini, que figuram entre os principais futuristas do Brasil. Além disso, estão previstos o cientista de dados Ricardo Cappra; a psicóloga e fundadora do LA-BORA! gov, Gestão Inovadora de Pessoas, Luana Faria; a diretora da Kayma Thais Gargantini; e o designer e sócio da Catálise Bruno Rizardi. Os palestrantes falarão de futuros desejáveis, cultura analítica, experiência do usuário, ciências comportamentais, educação para futuros, criatividade e inovação, design etnográfico e inovação em serviços.  

Design etnográfico – Entre agosto e dezembro de 2021, a ESMPU e a consultoria Catálise Social realizaram uma investigação de design etnográfico para conhecer o perfil, as necessidades e as dificuldades dos usuários da Escola. A iniciativa ocorreu no âmbito do projeto estratégico “Aprimoramento da experiência do usuário”, alinhado ao objetivo da instituição de se consolidar como espaço de fomento da inovação no MP. Nesse estudo, os usuários sugeriram uma semana da inovação como forma de criar um espaço de oxigenação para que membros e servidores se conectem, se aperfeiçoem e expandam seus horizontes. 

InovaEscola – Há quase dois anos, o InovaEscola trabalha para fomentar o amadurecimento e a consolidação da cultura de inovação no MP por meio da aprendizagem, atualização, experimentação, cooperação e compartilhamento de conteúdos, projetos, experiências e boas práticas. Como reconhecimento, em outubro de 2021, ganhou o 3º lugar no Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial na categoria “Laboratório de inovação”. A premiação visa reconhecer e incentivar projetos nos setores tecnológico, de gestão e de novas metodologias no âmbito do ecossistema de Justiça. Foram 117 as iniciativas inscritas na edição 2021. 

Para mais informações, acesse a página do evento: escola.mpu.mp.br/semanadeinovacao.
Faça aqui a sua inscrição

Matérias relacionadas

4.2.2022 - Estudo de design etnográfico aponta caminhos para a atuação da ESMPU nos próximos anos 

6.10.2021 - InovaEscola recebe Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300