Implicações da repercussão geral no processo penal

Autores

  • Cristiane Ferreira Gomes Ramos

Palavras-chave:

Processo penal, Recurso extraordinário, Repercussão geral

Resumo

O estudo apresenta alguns aspectos importantes acerca da exigência da demonstração formal da repercussão geral como pressuposto de admissibilidade do recurso extraordinário no Direito Processual Penal brasileiro. O ponto de partida será a análise dos princípios gerais aplicáveis à matéria, destacando-se algumas particularidades relativas ao processo penal, as quais se justificam em razão da indisponibilidade do direito à liberdade e da persecução penal pelo Estado. Com base nesses fundamentos, estudaremos em detalhes a repercussão geral, por meio da investigação dos antecedentes históricos, da análise de questões conceituais e procedimentais do instituto bem como dos precedentes judiciais nacionais. Pretende-se demonstrar, assim, que a repercussão geral é útil à racionalização do trabalho do Poder Judiciário e, se apreciada com a devida cautela, tem mais benefícios do que riscos a oferecer à segurança jurídica.

Biografia do Autor

Cristiane Ferreira Gomes Ramos

Técnica Administrativa na Procuradoria Regional da República da 3ª Região. Especialista em Direito Público pela Anhanguera Educacional.

Downloads

Publicado

30.06.2013

Como Citar

Ramos, C. F. G. . (2013). Implicações da repercussão geral no processo penal. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (40), 151–188. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/400

Edição

Seção

Emenda Constitucional n. 45/2004: retrospectiva e análise

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.