Notícias
ESMPU aprova 196 atividades acadêmicas para 2026
O Conselho Administrativo (Conad) da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) aprovou na quinta-feira (13/11) o planejamento acadêmico para 2026. Foram priorizadas 196 atividades acadêmicas de aperfeiçoamento e extensão entre mais de 450 propostas de treinamento recebidas. A expressiva participação demonstra a maturidade do processo de chamamento e reforça o compromisso institucional com a construção colaborativa da oferta acadêmica. Além das iniciativas priorizadas, 41 foram classificadas como suplentes, cuja execução dependerá da disponibilidade orçamentária, da capacidade operacional ou de eventual cancelamento de atividades já aprovadas. Clique e confira a lista.
“Temos trabalhado diuturnamente para construir uma Escola que seja relevante para os integrantes do MPU e a sociedade. Fizemos mudanças no planejamento para atender, de maneira eficiente, as demandas de treinamento do MPU e discutir temas latentes e contemporâneos aos desafios da nossa instituição”, destacou a diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho.
As propostas passaram por análise técnico-pedagógica da equipe de planejamento acadêmico da ESMPU, que identificou a transversalidade dos temas e definiu os parâmetros, como o tipo, a modalidade e a carga horária. Também foram unificadas propostas repetidas ou similares e desconsideradas as que não se enquadravam no escopo da Escola. A definição dos orientadores pedagógicos ficou a cargo da ESMPU, com base na qualificação curricular, na experiência docente e na aderência temática.
As Coordenações de Ensino e a Diretoria-Geral também participaram da priorização avaliando a pertinência das propostas em relação aos objetivos estratégicos do MPU, o impacto institucional esperado, a abrangência do público, a atualidade dos temas, além da existência de alternativas de capacitação.
Entre as atividades acadêmicas aprovadas, 146 são cursos de aperfeiçoamento, dos quais 116 serão na modalidade a distância e 30 na modalidade híbrida/presencial. Foram aprovados, ainda, 50 seminários, dos quais 22 híbridos e 28 exclusivamente remotos.
Avanços no planejamento – A secretária de Ensino, Pesquisa e Extensão, Renata Mendes, destacou as melhorias implementadas neste ciclo de planejamento, como a campanha de sensibilização para o Banco de Candidatos a Docentes (Cadoc). “Essa iniciativa auxiliou a ESMPU a ter uma base consistente, de mais de 300 nomes, para ajudar na escolha de orientadores pedagógicos”, ressaltou. Outro avanço foi a simplificação do formulário das propostas de atividades acadêmicas: agora o foco é na demanda de treinamento.
A instituição também desenvolveu um Sistema de Planejamento Acadêmico para auxiliar a consolidação, a análise e o registro do histórico das ações. Os próximos passos do planejamento acadêmico 2026 incluem os convites aos orientadores pedagógicos e a realização de oficinas para a elaboração dos projetos pedagógicos.
Leia mais
3.9.2025 - ESMPU recebe 471 propostas de atividades acadêmicas para 2026
25.8.2025 - Plano de Atividades 2026: propostas de cursos e seminários podem ser enviadas até 31 de agosto
16.7.2025 - ESMPU aperfeiçoa formulário para cadastro em Banco de Candidatos a Docentes
Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300