ESMPU inicia tratativas para acordo de cooperação com a Universidade de Salamanca

Diretora-geral, Raquel Branquinho, reuniu-se com o catedrático da instituição Lorenzo-Mateo Bujosa Vadell nesta terça-feira (10/4)
publicado: 10/04/2024 18h11 última modificação: 10/04/2024 18h36
Exibir carrossel de imagens Reunião da ESMPU e representante da Universidade de Salamanca

Reunião da ESMPU e representante da Universidade de Salamanca

A diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Raquel Branquinho, reuniu-se com o professor catedrático da Universidade de Salamanca (Usal - Espanha), Lorenzo-Mateo Bujosa Vadell, nesta terça-feira (10/4), a fim de iniciar as tratativas para um acordo de cooperação entre a Escola e a instituição de ensino espanhola. Na ocasião, foram discutidos temas de interesse comum e a possibilidade de parceria entre as organizações para facilitar o acesso de membros do MPU aos programas de doutorado da Universidade. Também esteve presente a procuradora Regional da República, Zélia Pierdoná.

Raquel Branquinho destacou os serviços acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão oferecidos pela ESMPU; as modalidades de capacitação (presencial e  EaD) existentes; e os acordos de cooperação com organizações parceiras. Além disso, a diretora entregou a Lorenzo-Mateo algumas obras publicadas pela Escola e disponibilizou a Revista da ESMPU para publicação de artigos acadêmicos produzidos por pesquisadores da Usal.

Para Branquinho, “a visita e interação com o Professor Lorenzo-Mateo é uma importante oportunidade de discussão de temas de relevância a ambas as instituições de ensino e de uma maior aproximação para atividades acadêmicas”.

Processo coletivo espanhol - Nesta segunda-feira, Lorenzo-Mateo Bujosa Vadell conheceu as instalações da ESMPU e gravou, no estúdio da Escola, três videoaulas para o curso livre “O anteprojeto do processo coletivo espanhol e as contribuições para o Projeto de Lei (PL) n. 1.641/2021 brasileiro”. O PL em questão disciplina a ação civil pública e está atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.

O conteúdo gravado pelo professor traz uma reflexão sobre o anteprojeto espanhol, em meio à tramitação do projeto de lei brasileiro, e fala das contribuições institucionais e sociais da ação coletiva. Em breve esta atividade, produzida na modalidade “Cursos Livres”, estará disponível nas plataformas da ESMPU.

Nesta semana, a Escola ampliou o catálogo de “Cursos livres”, totalizando 29 cursos gratuitos, virtuais, abertos a todos os públicos e que conferem certificado. Os interessados podem se inscrever a qualquer tempo em capacitações de diferentes áreas do conhecimento e realizar as atividades no seu próprio ritmo, com autonomia e flexibilidade.

Clique aqui para acessar.

9.4.2024 - ESMPU oferece sete novas capacitações na modalidade Cursos Livres
19.2.2024 - Conheça o catálogo de cursos livres para 2024