ESMPU lança segundo volume do livro “Técnicas avançadas de investigação”

Obra coletiva conta com a colaboração de 24 autores entre membros e servidores do MP e integrantes das forças policiais
publicado: 05/10/2022 15h07 última modificação: 05/10/2022 15h07
Ilustração

Está disponível na versão eletrônica o segundo volume do livro “Técnicas avançadas de investigação – perspectivas prática e jurisprudencial”, publicado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A obra enfrenta questões relevantes sobre a temática, suscita importantes reflexões e analisa os aspectos jurisprudenciais, contribuindo para o desenvolvimento da atividade persecutória do Estado.

No prefácio, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes elogia a iniciativa da ESMPU de compartilhar os conhecimentos produzidos para a qualificação da matriz investigatória brasileira. “Os autores, todos ligados à investigação e à acusação criminal, demonstram como a atividade persecutória pode se desenvolver de forma técnica e profissional em um Estado Democrático de Direito, seguidor de padrões supranacionais de respeito inerente ao ser humano, sejam vítimas ou réus, em especial aos réus afinal eventualmente absolvidos, como deve mesmo ser uma atividade tão crítica e necessária às sociedades civilizadas que todos desejamos integrar e aspiramos fomentar”, acrescentou.

A publicação é composta por 15 capítulos e conta com a colaboração de 24 autores entre membros e servidores do MP e integrantes das forças policiais. A obra coletiva aborda temas clássicos como testemunha sem rosto, infiltração, iniciativa probatória do juiz, cadeia de custódia e colaboração premiada, mas também se debruça sobre temáticas inovadoras como malware estatal de investigação, justiça negociada, KDD e red flags, investigação 4.0, big techs e colaboração, quebra de dados de WhatsApp, dados bursáteis e compliance criminal.

Como no primeiro volume, a organização da obra coube a quatro membros do Ministério Público: o procurador da República Galtiênio da Cruz Paulino e os promotores de Justiça João Paulo Santos Schoucair (MPBA), Octahydes Ballan Junior (MPTO) e Tiago Dias Maia (MPDFT). Além de coordenar o trabalho, eles também produziram artigos para a publicação.

Notícia relacionada

5.10.2022 - ESMPU lança publicação sobre técnicas avançadas de investigação