ESMPU publica 61ª edição do Boletim Científico

Novo volume traz sete artigos que visam contribuir para a produção do conhecimento jurídico em temas afetos à atuação ministerial
publicado: 28/06/2024 17h51 última modificação: 28/06/2024 18h22
ilustração

O Boletim Científico da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) chega à 61ª edição com novidade: a publicação passa a receber artigos em fluxo contínuo conforme a Política Editorial das Publicações Técnico-Científicas. O novo volume compreende o segundo semestre de 2023 e apresenta sete artigos de membros e servidores do MP que visam contribuir para a produção do conhecimento jurídico em temas afetos à atuação ministerial. Acesse a obra.

“A ESMPU entrega à sociedade e, de forma específica, à comunidade acadêmica, mais uma edição do Boletim Científico. São sete artigos elaborados a partir da experiência e da formação profissional dos/as autores/as e que guardam relação direta com problemas enfrentados pela sociedade”, destacou na apresentação da obra a diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho.

A nova edição apresenta reflexões sobre diversos campos do Direito e áreas afins. Entre os temas abordados estão proteção de crianças e adolescentes ante violações de direitos e crimes como estupro, trabalho e exploração infantil; conciliação; uso de ferramentas de Business Intelligence (BI) para investigação de crimes de lavagem de dinheiro; controle da Administração Pública; produção de provas no crime de redução de pessoas a condição análoga à de escravos; e poder moderador.

Política Editorial – Em 17 de junho, a ESMPU instituiu a Política Editorial das Publicações Técnico-Científicas, que reúne as regras que norteiam os periódicos e as obras editadas pela instituição. O documento também regulamentou o funcionamento do Comitê de Política Editorial. O objetivo é assegurar a qualidade, a integridade, a credibilidade e a ética editorial das publicações sob responsabilidade da Escola. Atualmente, a instituição possui dois periódicos científicos, o Boletim Científico ESMPU e a Revista da ESMPU (RESMPU), e ambos passam a receber artigos durante todo o ano.

Editado desde 2001, o Boletim Científico ESMPU é direcionado aos integrantes do MPU e aos estudiosos do Direito. Os artigos, sobre matéria jurídica ou afim, visam disseminar conhecimento científico multidisciplinar; contribuir para o desenvolvimento do pensamento científico e inovador; e promover a formação continuada dos leitores, por meio do acesso aberto a conteúdo científico de qualidade. O conteúdo de todas as edições lançadas do Boletim Científico ESMPU pode ser lido e baixado na íntegra ou artigo por artigo. Acesse as edições anteriores.