Exposição em defesa da democracia fica na ESMPU até 13 de outubro

Instituições de ensino interessadas podem agendar visita pelo e-mail culturaearte@escola.mpu.mp.br
publicado: 05/10/2023 17h44 última modificação: 05/10/2023 17h47
Ilustração

A mostra “Toda vez que se fura uma obra, muitas outras surgem”, iniciativa da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e da Fundação Pedro Jorge, fica na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) até 13 de outubro. A exposição busca fazer uma reflexão sobre os atos de 8 de janeiro. As instituições de ensino interessadas podem agendar a visita pelo e-mail culturaearte@escola.mpu.mp.br.

A exposição é de curadoria da antropóloga Lilia Schwarcz e da procuradora da República Fabiana Schneider. A escolha dos artistas tem como foco a diversidade da população brasileira, principalmente segmentos silenciados na representação oficial: as populações negras e indígenas. Schwarcz destaca que a ideia da mostra é emocionar e lidar com o afeto à democracia. Para Schneider, a iniciativa foi ousada ao trazer para a linguagem das artes um tema tão importante.

"A defesa da democracia se faz por símbolos, se faz por atos concretos, se faz no dia a dia, na construção das nossas atuações. Esta exposição traz o mote da defesa da democracia, os tristes fatos do 8 de janeiro, mas não apenas eles, os fatos que antecederam o 8 de janeiro. E, com a sensibilidade da arte, provoca não apenas a discussão jurídica. A sensibilidade das curadoras se mostra na escolha dos artistas, dos diversos perfis, dando voz àqueles setores que sempre se encontraram invisibilizados”, destaca o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta.

Acordo de cooperação – A exposição é uma das ações do acordo de cooperação firmado entre a ESMPU e a ANPR. A parceria prevê a realização de cursos de aperfeiçoamento, pós-graduação, projetos e programas de pesquisas, atividades de extensão, bem como o desenvolvimento de ideias, estudos avançados, projetos específicos de interesse comum e intercâmbio de alunos, professores, conferencistas e pesquisadores das áreas de atuação das duas instituições

Artistas e obras

• “Aceita?”, de Moisés Patrício (2023)
  • “Afirmação do valor do homem brasileiro #2”, de Jaime Laureano (2023)