Seja um speaker do TEDxESMPU Countdown

Com o tema “Lançar luzes sobre o nosso amanhã”, edição 2023 busca ideias únicas e impactantes sobre meio ambiente, sustentabilidade e regeneração de ecossistemas. Inscrições vão até 5 de maio
publicado: 24/04/2023 15h38 última modificação: 24/04/2023 18h11
llustração

Você tem uma ideia única e impactante para promover um futuro mais justo e abundante para as próximas gerações? O TEDxESMPU Countdown pode ser uma oportunidade para compartilhá-la com o mundo. Estão abertas as inscrições de palestrantes para a segunda edição desse evento de padrão internacional promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). As inscrições vão até 5 de maio. Confira aqui o edital na íntegra.

Com o tema “Light up our tomorrow” (Lançar luzes sobre o nosso amanhã), o TEDxESMPU Countdown tem como focos a gestão dos recursos naturais e a regeneração dos ecossistemas. O evento será realizado em 30 de agosto, na sede da ESMPU, em Brasília, com o objetivo de discutir como as ações dos indivíduos impactam a vida social, urbana, dos biomas, da fauna e da flora e, ainda, sobre como essas dimensões precisam estar integradas a práticas inovadoras e mais efetivas.

Quem pode participar – Podem se inscrever colaboradores do Ministério Público brasileiro e do sistema de justiça, a comunidade acadêmica e a sociedade civil. Os participantes que atenderem os critérios de seleção e forem classificados, segundo a avaliação da equipe TEDxESMPU Countdown e do Conselho Curador, serão selecionados como palestrantes voluntários, uma vez que o TED não autoriza a remuneração de palestrantes. Faça aqui a sua inscrição.

Inscrição – Os dados pessoais do candidato serão solicitados para que a equipe do TEDxESMPU Countdown e a do Conselho Curador possam conhecer os interessados, a atividade que exercem e a ideia que desejam apresentar. É facultado o upload de um vídeo de até dois minutos com uma legenda padrão, com alta resolução e boa qualidade de visualização (no mínimo 1920×1080 pixels). Essa etapa não é obrigatória, mas classificatória. O vídeo deve ser breve e objetivo, porém instigante, e apresentar a ideia de maneira clara e sucinta.

A finalidade do evento é compartilhar ideias de impacto, e não promover pessoas. Todas as propostas serão submetidas a um Conselho Curador, formado por integrantes anônimos, que avaliarão se os conteúdos atendem os critérios previstos em edital. Novas vozes e novos olhares terão preferência, visto que o TED busca trazer à luz novos pensamentos, em vez de palestras profissionais. Não serão aceitas propostas de palestras com conteúdo comercial, agendas de teor religioso e político ou retóricas inflamadas, e ideias ou abordagens consideradas pseudocientíficas.

Etapa preparatória – A etapa preparatória consiste na organização e no treinamento dos palestrantes para que estejam aptos a estruturar suas apresentações na metodologia de palestras do TED e do TEDxESMPU Countdown. O treinamento será realizado de forma remota em duas etapas: a primeira, uma aula de quatro horas no final de maio; a segunda contempla dez horas de treinamento individualizado, entre os meses de junho e agosto, de acordo com a agenda do capacitador contratado. Entre as habilidades a serem desenvolvidas estão: oratória, organização de ideias, definição da mensagem, construção da narrativa, desenvolvimento de clímax e técnicas para tornar discursos mais envolventes.

O resultado do processo seletivo está previsto para 19 de maio, na página oficial do TEDxESMPU Countdown, escola.mpu.mp.br/tedxesmpu, e na rede social Instagram @tedxesmpu.

Tem dúvidas? Consulte o FAQ, disponível no site oficial do evento. Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato pelo e-mail tedxesmpu@gsuite.escola.mpu.mp.br.

Confira aqui a íntegra do edital.
Formulário de inscrição.

14.4.2023 - Quer participar do TEDxESMPU Countdown? Confira as regras do edital de chamamento de ideias
12.4.2023 - É tempo de iluminar o amanhã. Vem aí a nova edição do TEDxESMPU