Notícias

Seminário no Rio de Janeiro debate democracia e Direitos Contramajoritários

Inspirada no formato TED Talk, conferência acontece dia 2 de outubro e contará com a participação de Gisele Alessandra Schmidt, Daniel Sarmento e Roger Raupp Rios. Inscrições até 30 de setembro
publicado: 09/09/2019 18h41 última modificação: 23/09/2019 17h50
Ilustração

Ilustração

Com uma metodologia inovadora, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promove, no próximo dia 2 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ), o Seminário “Diálogos Democráticos: Democracia e Direitos Contramajoritários”, inspirado no formato TED Talk. Para debater o tema, foram convidados Gisele Alessandra Schmidt (advogada e ativista dos Direitos Trans), Daniel Sarmento (advogado e professor titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Roger Raupp Rios (desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Cada conferência terá cerca de 15 minutos, que serão intervaladas com espaços para debates com a plateia. Confira a programação completa. 

O debate acontecerá simultaneamente com outras cinco rodas de diálogo sobre democracia que estarão acontecendo em Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Belém e Recife. Em cada cidade será abordada um tema específico. Os encontros fazem parte do programa permanente de extensão “Diálogos Democráticos” que a ESMPU inaugura com essa primeira edição. 

A iniciativa busca falar de democracia, em seus diferentes vieses, com juristas, cientistas políticos, filósofos, artista, psicanalista, antropólogo, jornalista, sociólogo, indígena e biólogo. Neste ano, além de democracia e direitos contramajoritários, serão debatidas as temáticas: democracia na era digital; construção democrática e sociedade do medo; capital e trabalho na construção democrática; cidade como espaço democrático; e desafios da democracia socioambiental.

Participe deste debate! Basta se inscrever até às 12h do dia 30 de setembro. Inscreva-se 

Posteriormente, todas as conferências realizadas serão disponibilizadas para consulta nos canais de divulgação da Escola. Saiba mais sobre o Programa “Diálogos Democráticos” pelo hotsite https://escola.mpu.mp.br/h/dialogos.   

Atividade: Seminário “Diálogos Democráticos: Democracia e Direitos Contramajoritários”
Data: 2 de outubro
Inscrição prorrogada: até 12h do dia 30 de setembro
Local: Centro de Apoio da ESMPU no Rio de Janeiro (Procuradoria Regional da República da 2ª Região - Avenida Almirante Barroso, Nº 54, Centro)
Vagas: 30 vagas para o MPU
Custeio: NÃO haverá custeio

Mais informações podem ser obtidas no edital e na retificação do edital.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300