Notícias

Vídeo mostra registros das atividades da segunda etapa do XII CIV MPF, em Novo Airão (AM)

Procuradores da República recém-ingressos na carreira participaram de uma série de atividades em visitas a comunidades ribeirinhas do rio Negro, no interior do Amazonas, entre 13 e 17 de maio
publicado: 29/05/2019 14h45 última modificação: 29/05/2019 14h57

As atividades dos procuradores da República durante a segunda etapa do XII Curso de Ingresso e Vitaliciamento (XII CIV-MPF), realizadas município de Novo Airão, no interior do Amazonas, já podem ser conferidas em vídeo. O material traz os principais destaques da agenda de trabalho, realizada entre 13 e 17 de maio, que fez parte da edição do Projeto MPF na Comunidade, desenvolvido pelo Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas. 

Durante uma semana, um grupo de 17 membros recém-ingressos na carreira participou de reuniões com líderes comunitários, audiência pública, inspeções em unidades de saúde e educação. Foram realizadas visitas às comunidades rurais de Bom Jesus do Puduari, Aracari, São Pedro, Sobrado, Renascer, Igarapé-Açu, Aturiá, Bacaba e Santo Antônio. Na ocasião os membros do MPF puderam conversar com os moradores sobre a prestação de serviços públicos, as condições de funcionamento das escolas e o atendimento em saúde. 

A programação incluiu ainda reuniões com quilombolas do Quilombo do Tambor, que atualmente enfrentam impasse para ter seu território reconhecido; extrativistas do rio Unini; indígenas do Instituto Maku-Itá; e representantes do Movimento Social Humaniza. 

O circuito de visitas foi acompanhado pelo diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), João Akira Omoto; pela subprocuradora-geral da República, Ela Wiecko; pela orientadora pedagógica da turma do CIV, Ana Fabíola Ferreira; e pelos procuradores da República no Amazonas, Edmilson Barreiros, Bruna Menezes e Rafael Rocha, coordenadores do Projeto MPF na Comunidade; e por uma equipe de servidores. 

Disponível no perfil do YouTube da ESMPU, o vídeo traz os depoimentos dos procuradores da República Igor Lima Goettenauer e Valdir Monteiro Oliveira Júnior, que contam um pouco sobre a experiência e a importância de conhecer de perto as realidades da região. A procuradora regional dos Direitos do Cidadão no Amazonas, Bruna Menezes Gomes da Silma, também dá a sua contribuição ao explicar que um dos objetivos do projeto é a aproximação da população com o Ministério Público.   

O trabalho foi elaborado pelas das Assessorias de Comunicação da ESMPU e da Procuradoria da República no Amazonas. 

O CIV – Realizado pela ESMPU, o Curso de Ingresso e Vitaliciamento (CIV) é uma especialização lato sensu em Direito Aplicado ao MPF. O treinamento, com duração em torno de dois anos, constitui fase obrigatória do estágio probatório e pretende desenvolver competências, habilidades e atitudes para o exercício com excelência do cargo de procurador da República. 

Matérias relacionadas

16.05.2019 - Novos procuradores participam da edição do MPF na Comunidade, em Novo Airão (AM), durante etapa do XII CIV
08.05.2019 - Amazonas sedia segunda fase do CIV para procuradores da República recém-ingressos

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300