Análise espacial exploratória dos acidentes de trabalho no Brasil

Autores

  • Danny de Castro Soares

Palavras-chave:

Lisa, Concentração espacial, Acidentes de trabalho

Resumo

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) considera a proteção do trabalhador contra as doenças e os acidentes de trabalho um elemento fundamental da justiça social. Acidentes de trabalho são eventos inesperados que implicam uma interrupção das operações diárias da empresa e, em última análise, prejudicam as atividades estratégicas de valor agregado e o desempenho financeiro de longo prazo. Considerando a complexidade para entender os fenômenos sociais, estudar a dinâmica espacial auxilia a compreensão dessas variáveis. Assim, este artigo realiza uma análise espacial exploratória, com uso do índice Lisa, para verificar a concentração espacial dos acidentes de trabalho no Brasil por meio de dados do Smartlab – Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho. Os resultados indicaram uma concentração Alta-Alta na Região Sudeste, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no norte do Rio Grande do Sul. Por sua vez, as regiões Nordeste e Norte apresentam baixa concentração de acidentes.

Biografia do Autor

Danny de Castro Soares

Analista de Planejamento e Orçamento no Ministério Público do Trabalho. Doutorando em Economia pela Universidade Católica de Brasília. Mestre em Economia pela Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

30.06.2019

Como Citar

Soares, D. de C. . (2019). Análise espacial exploratória dos acidentes de trabalho no Brasil. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (53), 205–232. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/507

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.