Apresentação

publicado 02/08/2019 19h09, última modificação 03/10/2019 14h33

O debate sobre a democracia e o que a caracteriza vem sendo objeto de estudo há bastante tempo, mas a reflexão sobre a qualidade das democracias modernas foi retomada nos últimos anos, em especial no âmbito acadêmico.

As complexas e rápidas transformações sociais fizeram com que conceitos clássicos, como o da própria democracia, precisassem ser revisitados e atualizados à luz das nuances da nova realidade, em que a palavra democracia vem sendo utilizada por atores de diferentes linhas ideológicas, cada qual a defendendo sob sua perspectiva.

Mas afinal, o que é a democracia? Quais os seus pressupostos básicos? O que a caracteriza? Como situar este contexto no panorama político atual, tanto no âmbito global quanto no caso brasileiro?

Para responder tais indagações com a seriedade e profundidade requeridas pelo tema, e tendo em vista a missão constitucional de defensor da ordem democrática atribuída ao Ministério Público, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), por meio de sua Câmara de Ensino, criou o programa “Diálogos Democráticos”. A ideia é promover debates com a sociedade, para isso convidando personalidades de diferentes áreas e formações.

Inicia-se o programa com a realização de seis rodas de diálogo sobre democracia realizadas, simultaneamente, em Brasília (DF), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e Recife (PE), no dia 2 de outubro. Em cada cidade foi abordado um tema específico: democracia e direitos contramajoritários; democracia na era digital; construção democrática e sociedade do medo; capital e trabalho na construção democrática; a cidade como espaço democrático; e desafios da democracia socioambiental.

Para falar de democracia, em seus diferentes vieses, foram convidados especialistas, entre arquitetos, juristas, advogados, cientistas políticos, filósofos, antropólogo, artista, psicanalista e professores.

Posteriormente, todas as conferências e os debates com a plateia serão disponibilizados na TV ESMPU, no YouTube, e no site da instituição.