Democracia na era digital
Se por um lado a era digital e a disseminação do uso das redes sociais ampliou os espaços de manifestação na esfera pública, por outro trouxe um novo contexto de influência nas relações humanas e sociais, nos processos de participação política e democrática, na veracidade e legitimidade da produção da informação e na proteção da intimidade digital. Todos esses fatores podem contribuir para a desinformação, o discurso de ódio e eventuais abusos do exercício da liberdade de expressão.
Além do mais, os efeitos da robotização e da inteligência artificial nas condições de trabalho também se tornaram uma preocupação trazida com a Revolução Digital.
A temática foi debatida em São Paulo (SP) no Seminário “Diálogos Democráticos: Democracia na Era Digital”, inspirado no formato TED Talk, com os seguintes convidados:
- Vinícius Wu (professor da FGV/Rio e ex-secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura) – minicurrículo; e
- Marco Aurélio Ruediger (diretor de Análise de Políticas Públicas na FGV/RJ) – minicurrículo.
Cada conferência teve cerca de 15 minutos e ao final houve debate com a plateia, com mediação do outro coordenador de ensino do MPF Edilson Vitorelli Diniz Lima (procurador da República).