Notícias

Portal da ESMPU na internet está de volta

Entretanto, links disponíveis que levam a sistemas acadêmicos, como Integra e Moodle, continuarão inacessíveis até conclusão da restauração deles
publicado: 03/05/2022 13h38 última modificação: 09/05/2022 14h29
ilustração

ilustração

O Portal da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) está de volta, após ter passado por dupla checagem de segurança e integridade das informações. A própria Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/ESMPU) havia desconectado a página da rede como medida de controle de dano, devido a um ataque hacker. Entretanto, alguns links na página que levam a sistemas acadêmicos, como Integra e Moodle, continuam indisponíveis até conclusão da restauração deles. 

A próxima frente de trabalho é o restabelecimento dos sistemas acadêmicos, como o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e os sistemas de inscrição e seleção (Integra). Nesta segunda-feira (2/5), foi liberado o acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 

Ataque hacker – O ataque sofrido pela ESMPU, no dia 27 de abril, afetou os computadores da Casa, permitindo a criptografia de dados. O sucesso na restauração da primeira etapa do datacenter, ocorrida em 29 de abril, só foi possível devido à atuação rápida da equipe da STI/ESMPU com o apoio de servidores de outros ramos do MPU e representantes de empresas prestadoras de serviços de TI. 

Embora a primeira fase de restauração da infraestrutura básica de conectividade e de rede tenha sido concluída, por segurança, sistemas da ESMPU estão passando por dupla verificação antes de serem liberados.

Impactos  – O ataque deixou a ESMPU inteiramente offline por três dias. No entanto, apenas as atividades acadêmicas que ocorreriam na modalidade EaD, por meio de plataforma de videoconferência, foram impactadas.

Assim, houve o adiamento da terceira aula do treinamento “Interpretação Constitucional” e dos cursos “Planejamento Sucessório”, "Gestão de Mudanças" e "Lei de Inovação e Startups: o papel do Ministério Público na inovação aberta". Novas datas serão informadas aos participantes.

Matérias relacionadas: 
2.5.2022 - ESMPU adia dois cursos previstos para iniciarem nesta terça-feira (3/5)
28.3.2022 - Curso em EaD “Planejamento Sucessório” é adiado
27.3.2022 - ESMPU adia terceira aula do curso “Interpretação Constitucional”
 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300