O PRINCÍPIO DA PREVENÇÃO NO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO

Authors

  • Fábio de Assis F. Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.63601/bcesmpu.2004.n13.77-101

Keywords:

meio ambiente

Abstract

SUMÁRIO: 1 Introdução. 2 Meio ambiente: conceito doutrinário e legal. 3 Direito à vida, à saúde e ao trabalho. 4 Do desenvolvimento sustentável. 5 Direito Ambiental e Direito do Trabalho. 6 A atuação extrajudicial do Ministério Público do Trabalho. 6.1 O inquérito civil público e o procedimento investigatório. 7 O princípio da prevenção no meio ambiente do trabalho. A CIPA e os programas preventivos obrigatórios. Normas regulamentadoras. 7.1 O princípio da prevenção na Consolidação das Leis do Trabalho. CLT e normas regulamentadoras (NR’s). 8 O Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EPIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Audiência pública. Termo de Ajuste de Conduta. Participação do MPT. 9 Considerações finais. 10 Conclusão. Proposição final.

Author Biography

  • Fábio de Assis F. Fernandes

    Procurador do Trabalho, lotado na PRT da 2ª Região/SP. Aluno do curso de Especialização em Direito do Trabalho na PUC/SP e de Direito Ambiental Constitucional na Escola Superior de Direito Constitucional/SP.

References

Published

2004-12-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

O PRINCÍPIO DA PREVENÇÃO NO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO. (2004). Scientific Bulletin of the MPU School for Higher Studies, 13, 77-101. https://doi.org/10.63601/bcesmpu.2004.n13.77-101

Similar Articles

1-10 of 114

You may also start an advanced similarity search for this article.