Notícias

TEDxESMPU divulga resultado da seleção de projetos artísticos e culturais

Além das palestras, o evento contará com exposições artísticas e culturais
publicado: 04/10/2022 15h43 última modificação: 04/10/2022 15h54
Ilustração

Ilustração

O Conselho Curador da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a equipe executora do TEDxESMPU selecionaram três projetos artísticos e culturais para integrar a programação do super evento que será realizado em 23 de novembro. São eles: Reconecta Podcast, de Rafael Duarte; ET – Espaço de Trás, de Rosa Schramm; e UISM Audiovisual, de Fernando Henrique Fernandes. As exposições foram selecionadas a partir do edital de chamamento publicado em agosto no site da Escola.

Selecionados – O Reconecta Podcast traz reflexões sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente e aproxima os ouvintes de questões importantes que envolvem a natureza e o bem-estar. A performance ET – Espaço de Trás é uma improvisação, realizada por três pessoas, estruturada pelo caminhar para trás, em que a dança é sustentada com essa direção espacial. O UISM Audiovisual é um projeto desenvolvido na Unidade de Internação da Santa Maria-DF para a produção de curta metragem, videoclipes e vídeos institucionais pelos socioeducandos.

Para a seleção, foram considerados critérios de adequação do projeto ao espaço físico da ESMPU; originalidade; qualidade técnica; pertinência ao tema âncora do evento, “De volta para o futuro”, e ao padrão TEDx; interesse público; contribuição histórica e sociocultural; e adequação à imagem da instituição.

Banco de projetos de arte e cultura – Cinco outras propostas recebidas vão compor o banco de projetos do Espaço Cultural da ESMPU para futuras apresentações e exposições: “Notação de movimento nos processos criativos e suas tecnologias – ontem, hoje e amanhã”, de Elise Hirako; “Manual de sobrevivência para tempos irreparáveis”, de Guilherme Mayer; “Cenário urbano – a solidão da cidade”, de Gog; “Do sonho ao pão: imigração no Brasil sob o olhar de portugueses”, de Mario Luis Grangeia”;e “Camadas de ir à volta”, de Lis Torres.

TED e TEDx – O TED é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de disseminar ideias por meio das talks, ou, em português, conversas. O modelo de palestras curtas, de até 18 minutos e de grande impacto, nasceu em 1984, nos Estados Unidos. Atualmente, são realizadas duas conferências TED anuais, na Califórnia (EUA), com a participação dos principais pensadores e realizadores do mundo.

E, com o espírito de espalhar ideias que merecem ser compartilhadas, o TED, em 2009, criou um programa de eventos locais, organizado autonomamente, chamado TEDx, em que o “x” significa “evento TED organizado independentemente”. O TEDxESMPU tem como organizadora licenciada a assessora-chefe de Estratégia e Inovação, Lígia Maria Lopes Reis, e como coorganizador o consultor Caetano Tona.

Acompanhe o TEDxESMPU no Instagram e Facebook e fique por dentro de todas as informações do evento.

Acesse o site do TEDxESMPU.

Notícias relacionadas

23.9.2022 – TEDxESMPU divulga resultado final da seleção de palestrantes
19.9.2022 – TEDxESMPU divulga resultado preliminar da seleção de palestrantes
1.9.2022 – TEDxESMPU tem novo prazo de inscrições e amplia participação de público
31.8.2022 – Mostre a sua arte! Aberta a seleção de projetos artísticos e culturais para o TEDxESMPU
29.8.20122 – TEDxESMPU: chegou a hora! Compartilhe sua ideia com o mundo
24.8.2022 – Organizadores do TEDxESMPU dão detalhes da superprodução
9.8.2022 – Tem uma ideia interessante e quer dividi-la com o mundo? Vem aí o TEDxESMPU

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300