Atividade em João Pessoa
João Pessoa (PB) recebeu, de 10 a 12 de abril, as atividades do projeto "Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil". Durante os três dias, no Ministério Público Federal na Paraíba, foram realizados um simpósio e sete oficinas com o intuito de fomentar a discussão em torno da necessidade de se estabelecer uma política local de integração para refugiados e migrantes.
Acesse o material e as fotos do evento.
Simpósio - O Simpósio “Refugiados e Migrantes na Paraíba: Como Acolher e Integrar?" aconteceu na manhã do dia 11 de abril e contou com duas mesas de discussão. A primeira sobre o contexto da Política Nacional Migratória e de Refúgio, abordando aspectos históricos, do direito do trabalho e da gestão migratória em nível local. No segundo momento, foram apresentadas experiências locais de atenção a migrantes e refugiados, com destaque para informações sobre os fluxos migratórios o Estado e as experiências da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Humano, da Universidade Estadual da Paraíba, da Coordenação Nacional do Serviço Pastoral dos Migrantes.
Oficinas – As sete oficinas do projeto "Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil" foram realizadas entre 10 e 12 de abril. Os participantes das atividades em João Pessoa puderam participar de capacitações em “Media Training” , “Imprensa no Combate à Xenofobia contra Refugiados e Migrantes", “Nova Lei de Migração, Lei do refúgio, Direitos e Acesso à Justiça”, “Gestão Migratória em Nível Local”, “Direitos Laborais, Migração e Prevenção ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas”, “Gênero, Direitos Humanos, Migração e Rede de Proteção - Onde eu me insiro?” e “Migração e Integração Local”.
Veja a cobertura das atividades.