Atividade em Boa Vista

publicado 25/10/2018 15h54, última modificação 14/05/2019 13h08

Boa Vista (RR) sediou, no dia 22 de novembro, o Simpósio “Refugiados e Migrantes em Roraima: como acolher e integrar?”. A atividade buscou fomentar o debate sobre a necessidade de se estabelecer uma política local de integração para refugiados e migrantes.   

Veja o relatório das atividades: Relatório detalhado Parte I | Anexos | Relatório resumido 

O evento aconteceu no Fórum Advogado Sobral Pinto e contou com a presença de organizações internacionais, sociedade civil, órgãos municipais, estaduais e federais, estudantes e migrantes venezuelanos, indígenas e não indígenas. 

Entre os assuntos debatidos durante o simpósio estavam Política Nacional Migratória e de Refúgio; Plano Nacional de Interiorização: balanço, desafios e perspectivas; migração indígena venezuelana; e experiências locais de atenção a migrantes e refugiados. Saiba mais.

Oficinas 

Durante dois dias, de 23 e 24 de novembro, aconteceram em Boa Vista (RR), as oficinas do projeto “Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil”. As atividades buscam capacitar os atores da rede local e promover a discussão em temas relacionados ao fluxo migratório que acontece na cidade, como Nova Lei de Migração, Lei do Refúgio, direitos e acesso à Justiça, gestão migratória em nível local, violação de direitos humanos em contexto de emergência, inserção laboral e exploração e migração indígena.

As oficinas contaram com 252 participações, representando diversas instituições públicas, privadas e sem fins lucrativos municipais, estaduais e nacionais que atuam no acolhimento, integração e interiozação dos migrantes em Boa Vista e em Pacaraima. Estiveram presentes policiais rodoviários federais, integrantes das agências da Organização das Nações Unidas (ONU), assistentes sociais da prefeitura dos municípios de Pacaraima e Rorainopólis, membros e servidores do Ministério Público da União (MPU), integrantes das Forças Armadas que atuam na Operação Acolhida, indígenas Warao e E'ñepá, entre outros.

Veja a cobertura do evento.