Institucional
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) é uma instituição governamental de ensino voltada para a profissionalização de alto nível de membros e servidores do Ministério Público da União (MPU), para que possam atuar de forma eficiente e eficaz na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
A Escola foi criada em 1998 pela Lei n. 9.628, mas foi oficialmente instalada em 14 de junho de 2000. Por ser um ente de direito público de natureza jurídica autônoma, é dotada de autonomia administrativa, financeira, patrimonial, didática e disciplinar.
A proposta da ESMPU é trabalhar em prol da excelência na atuação do Ministério Público da União. Para isso, realiza cursos de aperfeiçoamento, oficinas, seminários, simpósios, congressos e especializações, além dos cursos de ingresso e vitaliciamento para membros do MPU recém-empossados na carreira e em estágio probatório.
A Escola é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância. Além disso, a instituição prioriza a produção do conhecimento por meio de periódicos, publicações e apoio a projetos de pesquisa científica.
Para conhecer, de forma didática e acessível, o funcionamento da Escola, confira a série "Conheça a ESMPU". Os vídeos detalham as modalidades de ofertas acadêmicas da ESMPU, seus serviços e processos institucionais, além do planejamento estratégico da instituição, que orienta seus objetivos e indicadores conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Além dos vídeos, está disponível o documento “Conheça a ESMPU – Perguntas e Respostas”, que apresenta, de forma objetiva e clara, informações essenciais sobre a atuação da Escola, seus programas, estrutura e funcionamento.
E ainda, conheça a Biblioteca da ESMPU. Com ambiente climatizado e propício para os estudos, a biblioteca possui um acervo físico com mais de 9 mil títulos e 15 mil exemplares, além de amplo acervo digital com mais de 250 mil títulos eletrônicos em bases de dados nacionais e internacionais. Assista aqui o vídeo de apresentação.