Atividade em Curitiba

publicado 09/04/2019 08h43, última modificação 14/05/2019 13h12

Entre 8 e 10 de maio, a Rede de Capacitação de Refugiados e Migrantes ofereceu treinamentos aos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Paraná.  Foram realizados um simpósio e dez atividades de formação com o objetivo de fomentar a discussão sobre a criação de políticas locais de acolhimento, abrigamento e integração para refugiados e migrante. 

Acesse o material e as fotos do simpósio e das atividades de formação. 

Participaram refugiados e migrantes; integrantes de comitês de acolhida e de grupos de trabalho sobre empregabilidade; gestores e equipes de abrigos; servidores públicos; membros de organizações da sociedade civil envolvidas com a temática; estudantes e jornalistas. No total, 360 pessoas participaram das atividades. 

Todas as atividades aconteceram no Ministério Público do Trabalho no Paraná (PRT9ª Região), localizado na Avenida Vicente Machado, 84 – Centro, Curitiba - PR. 

Simpósio –  Na primeira parte do Simpósio “Refugiados e Migrantes no Paraná: Como Acolher e Integrar?" foi realizada a roda de conversa “Vivências, experiências e necessidades de migrantes no Paraná”, onde migrantes e refugiados puderam expor suas histórias de vida. 

Na manhã do dia 9 de maio, aconteceu a segunda parte do simpósio, que contou com duas mesas de discussão. A primeira sobre o contexto da Política Nacional Migratória e de Refúgio,  aspectos históricos,  direito do trabalho e gestão migratória em nível local. No segundo momento, foram apresentadas experiências locais de atenção a migrantes e refugiados. 

Veja a cobertura do simpósio.

Atividades de formação – Entre os dias 8 e 10 de maio, foram realizadas dez atividades de capacitação sobre Nova Lei de Migração, Lei do refúgio, Direitos e Acesso à Justiça; Gestão Migratória em Nível Local; Direitos Laborais, Migração e Prevenção ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas; Migração e Saúde Mental; Gênero, Direitos Humanos, Migração e Rede de Proteção; Migração e Integração Local; incidência e organização de coletivos migrantes e Crianças Migrantes. 

Também foi realizado um Media Training voltado exclusivamente para porta-vozes das instituições ou entidades envolvidas no acolhimento e integração de refugiados e migrantes e a uma oficina sobre Combate à Xenofobia contra Refugiados e Migrantes para jornalistas.

Veja como foram as atividades.