De coragem, covardia e soberba: o abuso de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal

Autores

  • Marco Aydos

Palavras-chave:

habeas corpus

Resumo

Sumário: 1 Visão inicial do problema: do caso concreto à formulação abstrata. 2 Prolegomena à compreensão jurídica. 2.1 Direito é limite. Poder é ausência de limites. 2.1.1 A “escola livre de direito”. 2.1.2 A “doutrina brasileira do habeas corpus”. 2.1.3 Flexibilização de cláusulas pétreas da Constituição. 2.1.4 Método interpretativo de Zaffaroni/Pierangeli. 3. Prolegomena à interpretação do problema constitucional. 3.1 Pontes de Miranda e os “limites do habeas corpus”. 3.1.1 O habeas corpus não é remédio de justiça. 3.1.2 O raciocínio do habeas corpus é inverso ao de cognição ordinária. 4 A hermenêutica da máxima eficácia principiológica da Constituição originária. 5 Reformulação do problema inicial. 6 O sistema judiciário de “direito”. 7 O sistema judiciário “de fato”. 8 Quem deve ser intérprete supremo do direito penal? 9 Antinomia aparente entre o princípio hierárquico do habeas corpus e a repartição funcional de competências supremas entre o tribunal constitucional e o STJ. 10 Da soberba.

Biografia do Autor

Marco Aydos

Autor de Democracia ou Fundamentalismo? Esboços de compreensão política. (Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.), é Procurador da República, mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Filosofia pela New School for Social Research, Nova York, EUA.

Downloads

Publicado

30.12.2005

Como Citar

Aydos, M. . (2005). De coragem, covardia e soberba: o abuso de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (17), 145–183. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/209

Edição

Seção

Seção III – Direito Penal e Liberdades Constitucionais