Preconceito, discriminação e ressurreição social do negro no Brasil

Autores

  • Marco Aydos

Palavras-chave:

discriminação

Resumo

Sumário: I. Espírito ecumênico. Igualdade, um instrumento. Cânone em exame. “Arianistas na prática”. II. Preconceito, discriminação e ideologia. A identidade nacional. Múltiplas identidades. III. Ilustração e romantismo. O sentido da ideologia. Além da palavra de ordem. IV. Visibilidade/invisibilidade. À espera do favor. O passo em falso. V. A democracia étnica: do mito do já feito à utopia do por fazer. Do paraíso ao antagonismo. Questionamento ao mestre. Do bonde ao barão. Educandas polidas. O “enigma” da sobrevivência. O exemplo do Brasil. Visita libertadora. VI. Pós-escrito à história da sociedade patriarcal? Ecumenismo, sim, simbiose, não. Adereços desprezíveis. VII. Do cativeiro à diáspora como párias: negros e judeus. Realidades e dilemas. O dilema da assimilação. “Objetos” redentores. Cotas, política de alto risco. VIII. A cota racial na universidade e seus “ricochetes”. A questão racial no STF. No baú de malvadezas. Fácil, mas autoritário. Conclusão. “Lugares de memória”.

Biografia do Autor

Marco Aydos

Procurador da República, mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Filosofia pela New School for Social Research, Nova York, EUA.

Downloads

Publicado

30.06.2005

Como Citar

Aydos, M. . (2005). Preconceito, discriminação e ressurreição social do negro no Brasil. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (15), 57–100. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/186

Edição

Seção

Seção I - Direitos Humanos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.