A gestão da segurança institucional na Administração Pública
Palavras-chave:
Organização institucional, Ministério Público Federal, Segurança institucionalResumo
As questões referentes à gestão da segurança institucional promovida pela Administração Pública deixam clara a importância de serem traçadas diretrizes e normas gerais para elaboração de planos de segurança orgânica, específicos às características e obrigações de cada órgão público. Este artigo objetivou identificar a importância de uma eficiente gestão da segurança institucional para a Administração Pública. A metodologia aplicada a este estudo foi o método de abordagem hipotético-dedutiva. O resultado demonstrou que a segurança institucional deverá primar pelo envolvimento de todos os seus integrantes em ações de prevenção, pois, se regida no envolto da ética e da justiça, irá repercutir favoravelmente em todo corpo institucional, produzindo imunidade a qualquer tipo de ameaça. Concluiu-se que as organizações públicas, assim como o Ministério Público Federal (MPF), deverão estar sempre atentas à adoção de medidas especiais de segurança, indo além de um conceito estrutural, para alcançar a compreensão do que é segurança institucional.