O direito à educação e a desigualdade social
acesso, qualidade e permanência em um ensino universalizado
DOI:
https://doi.org/10.63601/bcesmpu.2022.n59.251-272Palavras-chave:
Direito à educação, Desigualdade social, Acesso, Permanência, QualidadeResumo
Este artigo apresenta algumas análises acerca do direito à educação e as implicações da desigualdade social nesta garantia fundamental assegurada constitucionalmente, tendo como foco as dimensões de acesso, qualidade e permanência trazidas pela professora Carlota Boto. Para isso, o estudo toma por base a análise de pesquisa bibliográfica de trabalhos científicos produzidos sobre essa temática. A análise explora como se apresenta a relação entre desigualdade e educação e como isso afeta o aprendizado dos alunos. Ainda, fomenta a discussão sobre as consequências trazidas por essa relação desigualdade-educação para a construção do saber crítico, universalizado e igualitário, de modo a garantir a plena diversificação do ambiente escolar e o desenvolvimento da sociedade. Destaca-se que o presente estudo não possui o objetivo de esgotar o assunto, mas apenas busca impulsionar algumas reflexões e apontamentos acerca da importância do direito social à educação para a mitigação das desigualdades sociais existentes. Com esse fundamento, mostra-se necessária a análise feita neste estudo, visto que é imprescindível a garantia do direito social à educação a todos os indivíduos, objetivando o desenvolvimento social e econômico de toda sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Boletim Científico Escola Superior do Ministério Público da União

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.