A interface entre o Direito e a Literatura brasileira como mecanismo de reflexão acerca da reforma agrária

Autores

  • Arthur Ramos do Nascimento
  • Larissa dos Reis Maria

Palavras-chave:

Acesso à terra, Direito agrário, Literatura brasileira, Reforma agrária

Resumo

O presente artigo versa sobre o papel da Literatura brasileira, em comunhão com o Direito Agrário, como mecanismo de reflexão acerca da Reforma Agrária. Para tanto, utilizou-se da interface existente entre as disciplinas, por meio de análise discursiva literária com perspectiva jurídica, de maneira a evidenciar a importância destas quando fundidas. Esse diálogo permite averiguar a injusta distribuição de terras e a precariedade das normas agrárias desde os primórdios da história do Brasil, tanto no plano real quanto no simbólico. O Direito se faz notar em cada obra literária, servindo de sustento para a compreensão da progressão temporal das normas jurídicas e das sociedades como receptoras destas. Para esse propósito, utilizou-se de trechos de autores brasileiros, com destaque especial para João Cabral de Melo Neto, com o auto pernambucano Morte e Vida Severina. Cada obra representa uma denúncia, mas todas dão lume à questão rural no que diz respeito à democratização do acesso à terra. Intenta-se compreender e expor, pelo método dialético, a possibilidade de se obter uma reforma no âmbito agrário, analisando historicamente e concluindo pela necessidade desta.

Biografia do Autor

Arthur Ramos do Nascimento

Docente efetivo da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Mestre em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Larissa dos Reis Maria

Graduanda do curso de Direito da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Nascimento, A. R. do ., & Maria, L. dos R. . (2019). A interface entre o Direito e a Literatura brasileira como mecanismo de reflexão acerca da reforma agrária. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (53), 419–447. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/515

Edição

Seção

Artigos